quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Fé & Perdão




Embora não se trate de um blog religioso, embora o título dele sugestione isso, de propósito por ser de "duplo sentido", além dos posts profanos tratados aqui, também os assuntos do Senhor cabem quando forem pertinentes à serem discutidos e ilustrados.

Apesar do seu teor sagrado, tanta a fé quanto o perdão traduzem sentimentos nobres, apesar de nem todos serem tão nobres quanto e não alcançarem a dimensão do que eles representam para a paz espiritual e a harmonia das relações humanas e sociais.  
 
Fé. Palavra tão pequena, mas tão rica em significados e sensações. Talvez a forma mais fácil de defini-la seja através da crença, da confiança de que possa ter por algo ou alguém, muitas vezes uma confiança inabalável e um certeza inexplicável. Mais do que ter fé é preciso senti-la, vivenciá-la em seus 5 sentidos.

Se a fé move montanhas e mares, concretamente, eu deixo por conta das parábolas religiosas. Agora, metaforicamente poderá ser expressa de muitas possibilidades. O que eu posso afirmar com toda convicção é que: Para quem tem fé, sente-se amparado e reconfortado diante das adversidades e provas que a vida e os homens colocam em nossos caminhos e pode ser um estímulo que nos impulsiona a seguir à diante e realizar sonhos e projetos pessoais e profissionais.

Quando se tem fé, ela também nos ajuda a tentar compreender ou nos resignar diante dos infortúnios e dos obstáculos que fazem da nossa vida mais difícil e fogem de uma explicação racional.  Ou se tem fé ou não. Para quem não tem, a falta de crença e confiança amarga a existência.

Perdão. Outro sentimento nobre e transcendente que precisa ser sentido e não dito da boca para fora como se fosse um mero pedido de desculpas. Para mim, talvez seja o mais próximo à expressão "amor ao próximo".  Quando expressado precisa de verdade e sinceridade de sentimentos e atitudes.  

Para se perdoar é preciso: Compreender, ser humildade e generoso, esquecer e continuar. Perdoar é uma atitude que precisa de tempo para ser ofertado à alguém, para madurar essa doação de forma sincera e genuína. 

Definitivamente, perdoar não é algo tão fácil de ser feito. Não é tão fácil para ser esquecido de uma hora para outra. É para pessoas nobres de alma e de coração.

Ter fé e dar o perdão nem sempre andam de mão dadas, porquê nem todo mundo sabe perdoar, todavia são sentimentos que se complementam e simbolizam a expressão máxima de amor ao próximo após uma falha de caráter e um dano cometido.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."