terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Em defesa ao nosso pleno direito de errar




Alguns se equivocam em achar que ser uma persona madura é não cometer erros. Muito pelo contrário. Errar faz parte do processo de aprendizagem do ser humano e, em alguns casos. é muito mais marcante e eficiente do que um mero e coloquial acerto. A maturidade está em saber lidar com os próprios erros e de terceiros e também como comportar-se diante deles para superá-los.

O mundo tem a visão materna de superproteger os seus filhos de tudo e acima de todos. Todavia,  a superproteção se torna castradora e incapacitante a partir do momento que priva os indivíduos, desde a infância, em experimentar e tomar as suas próprias decisões e atitudes diante dos problemas e das circunstâncias que a Dona Vida lhe apresenta.

Ninguém vive numa redoma de vidro por vida para ser poupado dos problemas, das frustrações e das adversidades. Poupar os outros de aprender com as suas quedas e derrotas, seus próprios erros e suas dores acaba tornando-os incapazes de enfrentar a vida com a força, a coragem e a atitude sábia necessária para fazê-la. Para se viver é preciso dar ferramentas fundamentais para isso e não viver por elas, torná-la incapazes sobretudo emocionalmente e como bonecos de manobra. 

Mimos e superproteção demais estragam as crianças, tornando-as adultos incapazes, limitados e ridículos. Se nem Deus é capaz de impedir e abrandar as consequências dos nossos equívocos, quem dirá os meros mortais. Enfim, errar faz parte do nosso desenvolvimento humano e ao direito dessa aprendizagem não pode e nem deve ser negada, talvez amenizada para que os danos não sejam irreparáveis.  

Finalizando, eu defendo o nosso pleno direito de errar, porquê ninguém está imune disso. No entanto, não se trata de salvacionar  a irresponsabilidade de errar, mas aprender e evitar erros futuros que comprometam uma vida sana e feliz. À longo prazo, errar se converte em experiência, transformando tentativas de erros em futuros acertos.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."