terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Cuidado aonde você atira a sua pedra




Atire a primeira pedra quem nunca errou. Não pode não é mesmo?!!! Vai que de repente essa pedrada volte-se contra você e atinja em cheio o meio da sua própria testa... tudo é possível, dentro do que lhe toca. 

Duas coisas são completamente certas: A primeira, trata-se de uma verdade absoluta, o que concerne é que toda ação estando errada ou não traz uma consequência e uma responsabilidade; agora, a segunda, diz respeito como os hipócritas esquecem dos seus malfeitos e tomam "banho de pureza" fazendo juízo de valor levianamente. Quanta hipocrisia!!! 

 Agora, apesar das consequências e responsabilidades que cabem a cada um dos envolvidos, será que é justo trazer do passado um erro antigo e julgá-lo com o mesmo peso que lhe correspondia antes?!!! Será que as circunstâncias seriam as mesmas ainda hoje?!!! Será que o caráter ou a falta dele de quem errou ainda persiste até hoje?!!! Será que os motivos de outrora não justificavam o ato falho de antes?!!! 

Seja como seja, tal clichê poderá ser válido e pertinente: "Cuidado, o seu passado lhe condena" ou poderá te condenar por vida e até sabe por quanto tempo. A maneira de como encarar um certo erro é muito subjetiva e particular, onde cada um reagirá de uma forma. Quanto ao perdão... 

Assim como algumas penas e delitos, alguns erros poderiam ser prescritos ou "esquecidos" após 20 anos. Outros são como "highlanders", renascidos do inferno. Seja qual for o seu erro, você não pode fugir e/ou ocultá-lo por muito tempo, somente lhe restará afrontá-lo com a parte que lhe incumbe. Enfim, tenha o caráter necessário para admitir culpas e responsabilizar-se por elas. 

O fato é que alguns erros se tornam menores ou, pelo menos, mais aceitáveis com o passar do tempo, porque a dinâmica social e o olhar sobre a vida, as pessoas e as situações mudam ou a importância se dilui com o passar dos anos. Todavia, para falta de caráter não há solução, talvez nem perdão. 

Cuidado aonde você atira a pedra do seu juízo de valor. Toda precipitação é arriscada, pouco prudente e quiçá injusta. 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."