sábado, 20 de fevereiro de 2016

Com lógica e com sentido





O "amor não tem nem lógica e nem sentido". Discordo, tem sim. Quer ver?!!! Então, refletiremos juntos.

 
Lógica


Uma das funções psicológicas do cérebro e da nossa subjetividade é estabelecer elaborações psícoafetivas, construindo padrões de comportamento, regras éticas e morais e símbolos que dão sentido e significado à tudo que nos rodeia, tanto na formação do nosso universo interior (EU & IDENTIDADE) quanto ao exterior (O mundo e as suas relações humanas e sociais). 

Partindo desse esquema psicológico, todo mundo cria o seu próprio mundo subjetivo, composto por tipos ideais, gostos pessoais, sonhos, desejos, metas e exemplos à seguir. Assim, psicologicamente, elegemos um tipo ideal, um modelo humano idealizado formado por várias características físicas, comportamentais, afinidades e outros aspectos conforme os nossos gostos e preferências pessoais, enfim um quebra-cabeça que precisa ser montado. 

Neste quebra-cabeça tem todas as características necessárias para alguém chamar o nosso interesse e mexer com os nossos 5 sentidos e as nossas emoções. Cada uma das personas com quem nos relacionamos e nos apaixonamos, de certa forma era peça desse quebra-cabeça. Algumas peças foram acomodadas, outras não. E assim vamos tentando adequar os outros de acordo com as nossas expectativas e desejos. Essa associação pode acontecer de maneira consciente ou não, mas, por mais que essa busca afetiva possa se tornar eterna, sempre estaremos buscando os motivos para  alguém ocupar o lugar em nossos corações e por no pedestal idealizado o "modelo dourado".

Cada coração tem o seu próprio manual e a sua própria lógica, obedecendo as suas próprias regras.



Sentido  


Todo suposto amor, independente da sua intensidade e variantes, tem a sua importância e nos faz sentido. Por isso, ninguém nos desperta sensações e sentimentos em vão, aleatoriamente, porquê, à sua maneira, em seu momento, pois esse "ninguém" conseguiu descobrir e acessar os nossos códigos emocionais.

Sempre há um sentido e um porquê para os nossos corações baterem mais forte e descompassadamente ou nos ilusionarmos com algo e/ou alguém, embora não percebamos isso num primeiro momento, seja porque não enxergamos os fatos e as situações com claridade por estamos envolvidos diretamente (quem está afastado da relação analisa melhor) ou os sentimentos estão confundidos ou você não se conhece bem e o suficiente e nem tão pouco os seus afetos ou não soube fazer a leitura da realidade. 


Você pode até desconhecer o que lhe faz sentido emocionalmente, vai lá saber o quanto você é desconectado da sua realidade, mas que o amor segue o seu próprio sentido, isso ele segue. E se você tem domínio sobre esse conhecimento, melhor para o seu autoconhecimento e para polir a sua capacidade de compreensão de si e do próximo.

O amor poderá ter muitas lógicas e sentidos apesar da sua ignorância para não conseguir reconhecê-los ou das suas próprias motivações subjetivas. O fato é que há um norte à seguir, você queira ou não, conheça ou não.       

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."