domingo, 24 de janeiro de 2016

Tornando-se escravo das suas paixões

 
 
 
O homem e suas paixões. Sejam quais forem elas, elas geram debilidades de caráter e co-dependências afetivas, como também tornam algo num hábito vulgar, comum e corrente. Sem dúvida alguma, por isso, os homens são potencialmente escravos das suas paixões, dos seus desejos mais ocultos, tornando-os num hábito, num costume, num vício.

Algumas são tóxicas, altamente destrutivas.  Outras são platônicas e consideradas impossíveis. Já outras são descartáveis e passageiras. Todavia existem aquelas que tocam fundo, são intensas e profundas. Porém, todas elas estão relacionadas às lacunas emocionais que qualquer um traz consigo, pois elas fazem parte da subjetividade humana.    

Todavia, quem se torna refém das suas próprias paixões, dos seus desejos,  deixa-se aprisionar por elas, chegando ao ponto de perder-se, até ao extremo de abrir mão da sua dignidade e amor próprio e sobretudo da objetividade e consciência crítica. E, dentro desse contexto, a fragilidade humana está diretamente ligada à frustração dos seus  desejos e paixões, aos sonhos não concretizados.
 
 
 
 














Diante das frustrações, quem não sabe lidar com elas, quem não sabe enfrentá-las, acaba por desenvolver um quadro patológico, obsessivo e compulsivo, pondo em risco a sua própria saúde mental como também a integridade física e moral dos outros, considerando que um apaixonado patológico pode ser capaz de tudo, porquê em sua "paixonite" abre mão de critérios, bom senso e consciência. Nada pior do que uma enfermidade chamada paixão, partindo da euforia à depressão. 

Quem não aprende a lidar com suas perdas e frustrações está perdido. Por isso, é preciso ter a claridade necessária para compreender que algumas paixões / desejos / sonhos / vontades podem ou não ser concretizadas, porquê nessa vida não se pode tudo - ganhar e perder, avançada e retroceder fazem parte da dinâmica da vida.

Tornar-se escravo e refém das suas paixões representam danos, riscos e equívocos. Somente com equilíbrio emocional pode-se romper os grilhões de suas paixões e libertar-se da sua própria prisão emocional.  










 
(...) Baby take a seat, eyes on me, this is my show
Fantasy, courtesy, on me, baby let's go

Heels 6-inch, makes a boy want to bite his lips
Look but don't touch, unless you want to loose your innocence
Can't take it no more, I've got to have more tonight
This feeling so strong, I'm puttin' you on tonight...

(Lace And Leather)

 

2 comentários:

Aparecida Carmo disse...

Ótimo texto cariño mio!!!!
Bjos

Dan... disse...

Bjundas, cariño!!! ;)

Cuidado com a intensidade das suas paixões para não fugir do seu controle!!! rs... Todavia eu sei que o seu nome é prudência!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."