domingo, 24 de janeiro de 2016

Reação precipitada x Prudência



No calor do momento, as pessoas reacionam de formas diferentes: Algumas são mais prudentes do que outras. Outras são mais tempestuosas e destrutivas do que outras. As diferenças de temperamento e de caráter se fazem presentes aí, apesar da apatia/frieza ou explosão/acaloramento de sentimentos e reações que possam ocasionar.






Naturalmente, algumas pessoas são mais reativas, mais instintivas na hora de responder um estímulo negativo, um acontecimento traumático. As "feras" fazem da sua defesa o ataque, reflexo instintivo - os humanos também agem por seus impulsos, seus instintos, porque também fazemos parte dessa diversificada fauna animal. E, nestes momentos, a parte ansiosa ou culpada dos outros, que esperam de nós uma compreensão quase transcendental, magnânima, justa dos compreensivos, esperam ser compreendidos e perdoados quase que no mesmo instante. Conceder um perdão não seria muito pronto?!!! Conceder uma absolvição também não seria precoce demais para quem se sente ferido e enganado?!!!

Alguns eventos pós-traumáticos e/ou inesperados precisam ser processados com o decorrer do tempo. Diante da dor e da indignação, da perplexidade de que um incidente ou um mal entendido podem provocar, algumas pessoas precisam de mais tempo do que outras para tentar compreender e aclarar os fatos, as dúvidas e incertezas. Caso contrário, tirar conclusões precipitadas ocasionam leituras equivocadas de realidade  e erros de interpretação.   

O ideal é dar tempo ao tempo para elaborar subjetivamente a realidade, tentar compreender os fatos como são, para depois agir como se deve, com certeza e convicção. Toda precipitação é daninha para se realizar um julgamento de valor e não se deixar guiar apenas pelas aparências e "achismos".  Enfim, cada um tem um tempo de reação e não cabem pressões, por isso, é bom deixar passar o calor do momento e acalmar os ânimos para poder agir com prudência e sobretudo com inteligência emocional.  


 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."