domingo, 3 de janeiro de 2016

O novo "Eládio Gomez Luna"



Depois do último grito no céu dado pelo público mexicano, segundo as últimas pesquisas de mercado realizadas com os telespectadores para analisar o gosto do público pela telenovela Pasión y Poder (2015) e tentar compreender os porquês dos baixos índices alcançados (quando se esperava ser um total êxito para elevar os índices de audiência no horário nobre mexicano), a direção da Televisa em conjunto com o Diretor Executivo da telenovela resolveram tomar cartas ao assunto, fazendo algumas alterações na trama e na atitude de alguns personagens.

Uma dessas alterações foi no perfil do vilão Eládio Gomez Luna, personagem do ator e galã Fernando Colunga, o que por si só também poderá alterar o desenvolvimento e desfecho da trama. Segundo o grande público, em sua maior parte formada por mulheres e fãns ardorosas do ator, elas demonstraram estar descontentes com a truculência e a forma violenta com que o personagem dele trata as mulheres e principalmente a sua esposa, Julia interpretada pela charmosa  e talentosa atriz Susana González. O público estava com dificuldade de aceitar a vilania de Fernando Colunga, por ele estar distante do perfil dos "mocinhos" interpretados até então, e estar sentindo falta do lado terno, protetor e sedutor dos personagens interpretados por ele.

Antes de falar sobre as mudanças do novo Eládio Gomez Luna, é preciso analisar duas questões principais: Primeiro, o fenômeno dos baixos índices que as telenovelas estão alcançando no horário nobre, não sendo apenas uma característica exclusiva das telenovelas mexicanas; segundo, sobre o trabalho realizado por Fernando Colunga.   

Sobre o fenômeno dos baixos índices de audiência alcançados pelas telenovelas, considerando que o enredo/história da novela seja interessante e a qualidade do elenco escalado agrade o público - dois aspectos que eu considero ter nessa nova versão de Pasión y Poder, também é preciso considerar que o mercado do entretenimento televisivo está mais competitivo do que nunca, graças a programação que os canais fechados  e pagos (à cabo), cada vez mais acessíveis ao bolso dos telespectadores, oferecem outras opções para entreter o público da noite e do horário nobre como filmes, seriados, realities shows e outras possibilidades de entretenimento. Além do conteúdo que a INTERNET também oferece, incluindo passar os episódios das novelas em diferentes sites, específicos para telenovelas, e no Youtube, dando liberdade para o internauta assistir quando tiver vontade e de acordo com a sua conveniência de horário e acesso. Diante disso, pontos de audiência não são contabilizados e há a pulverização do mercado televisivo e do entretenimento.

Assim como no México, as telenovelas brasileiras também enfrentam as baixas na audiência e, por isso, o mercado televisivo mundial precisa se adequar a dinâmica e competitividade que os canais de tv à cabo e a internet proporcionam. Também é preciso considerar a saturação do universo das telenovelas que estão carentes de histórias mais originais, para não cair no padrão "remake", e de novos autores para escrever folhetins inéditos e interessantes.  

Sobre o trabalho realizado por Fernando Colunga, posso afirmar que ele está cumprindo bem com o seu papel, conseguindo limpar os gestos exagerados do Eládio Gomez Luna, deixando a sua interpretação mais natural, mais espontânea, diferenciando-se das primeiras semanas. Ele conseguiu encontrar o tom do personagem, tornando-o mais para o sutil do que aos gritos e gesticular exagerado. Se o seu personagem está sendo rechaçado pelo público, não identifico como má atuação da sua parte, mas, porquê o perfil do seu personagem é rechaçável por ser um vilão desprezível. A rejeição do público também se deve a sua própria incapacidade de aceitá-lo como vilão, limitando o trabalho do ator e rotulando-o apenas como galã.

Assim, para evitar a rejeição do público com relação ao personagem e para dar respaldo ao ator Fernando Colunga, a direção executiva encontrou como solução deixar evidente ao público os porquês de Eládio Gomez Luna ser como é, agir como agi, sendo uma maneira de resgatar a humanidade do vilão, uma maneira de compreendê-lo e justificá-lo como vilão. É uma forma de torná-lo mais próximo ao público e não queimar a imagem do seu interprete. 





O novo Eládio Gomez Luna é mais contido, mais carinhoso e tolerante com a sua esposa e com seu filho, mais vulnerável ao expor aos seus sentimentos diante da sua família, mais humano e menos canalha - esse perfil condiz mais com a vontade do público. Todavia, até que ponto esse novo perfil não interferirá na sua função como vilão?!!! No último capítulo da sexta-feira (o1/01) passada, número 65, ficou sugerido no ar uma nova dinâmica: a inversão de papéis, onde o perseguidor será perseguido, onde Arturo ,interpretado por Jorge Salinas, de vítima passará ao algoz, querendo destruir Eládio mediante ao rechaço de Julia por estar começando à enamorar-se do seu marido.

Será que assistiremos o vilão se transformar em mocinho e o mocinho em vilão?!!! É uma possibilidade. Aguardemos os próximos capítulos e vejamos se essa nova oportunidade que Julia está dando a Eládio irá redimi-lo de todas as atrocidades cometidas em nome de uma amor não realizado, desprezado.            

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."