sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mais um dia para brotar em nós a "Consciência Negra"




Ainda hoje, por incrível que pareça e contrariando o desejo de construir uma sociedade justa e igualitária para todos os brasileiros, pelo menos no que consiste em criar oportunidades de desenvolvimento humano, sócio-econômico e cultural sem discriminação de raça, idade, sexo e religião, infelizmente o Brasil ainda não tem a força política e civil necessária para romper com tantas injustiças sociais que sobrecaem aos marginalizados, precisando recorrer à artimanhas e ações educativas pouco efetivas para dar o devido valor à raça e a cultura afro-brasileira, tentando exaltar a sua importância para compor a nossa brasilidade e apagar qualquer sinal de rejeição e preconceito, se não pelo menos amenizar, buscando aos trancos e barrancos lutar por melhores condições de vida e resgate da cidadania desta raça vergonhosamente desprestigiada e vítimas de séculos de infâmias e maus tratos.

Apenas um dia no calendário nacional para propor uma reflexão mais crítica e densa sobre o assunto e despertar a nossa consciência e sensibilidade para as causas e as necessidades da raça negra no Brasil, desde a sua importância sociocultural para compor o nosso DNA enquanto nação à lutar pelos seus direitos, resgatando a cidadania da maioria dos brasileiros (53%)¹ que vivem em condições difíceis e precárias, definitivamente é muito pouco. A raça afro-brasileira merece e necessita da nossa atenção e cuidados todos os dias. A consciência negra que se cultiva hoje, deve propagar-se e permanecer por data indefinida - quiçá todos os dias.         




 Apesar de todo blá blá blá presente no discurso político brasileiro em prol dos desvalidos e injustiçados, muito discurso e pouca prática, é preciso que cada um de nós faça o seu dever de casa: Respeitando essa raça de fato e de direito, sobretudo rompendo com os grilhões do preconceito e da indiferença social. Unicidade enquanto brasileiros e nação, em prol do bem-estar social e da dignidade humana. 

 E você já refletiu sobre essa questão hoje?!!! Se não, o que está esperando?!!! Faça a sua parte e justifique a sua torpe humanidade. 



 _____________________

1. Fonte: Dados do data-folha, referente ao ano de 2013. 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."