sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Pasión y Poder (2015): As minhas primeiras impressões





Após duas semanas da estreia (05 de outubro) e 15 capítulos exibidos pela Televisa, já dá para ter uma noção do que nós espectadores podemos esperar do remake da novela Pasión y Poder (2015) - anteriormente lançada em outras ocasiões: Pasión y Poder (1988) e Mundo de Fieras (2006).

Diferentemente das novelas brasileiras, sobretudo realizadas pela TV Globo, em sua grande maioria, a Televisa (México) e a Telemundo (USA e parceiros) investem as suas produções dramatúrgicas baseadas em remakes, chegando à determinadas obras terem mais de duas versões, entre adaptações e embasamentos. Todavia, investir em remakes sempre é muito arriscado, porque nem sempre as versões originais conseguem ser suplantadas por suas outras versões e alguns remakes conseguem ser eternizados - como o caso de La mentira (1998), protagonizados por Guy Ecker e Kate Del Castillo, onde a sua última versão Lo Imperdonable (2015) foi um completo fiasco com baixos índices de audiência. 

A atual versão de Pasión y Poder entrou com a missão de resgatar a audiência do horário nobre do Canal das Estrellas. Até agora, tem conseguido o seu propósito, sendo a primeira novela do canal, sendo mais assistida, com índices de 19.3 em média. O que deve ser um alívio para o produtor da telenovela.

Bem, em se tratando da história, como eu não assisti as versões anteriores, na minha opinião, essa versão atual está me agradando e muito, primeiro, o elenco principal de primeira: Jorge Salinas, Fernando Colunga, Susana Gonzalez e Marlene Favela (4 atores que dispensam introdução); núcleos secundários com atores também competentes e conhecidos do grande público mexicano e para quem acompanha as telenovelas latinas (Altair Jarabo, Marco Mendez, Michelle Renaud, Alejandro Nones, dentre outros); produção da novela de muito bom gosto e super contemporâneo e questões atuais. 

Nesta versão, é preciso destacar a qualidade dos protagonistas e seus personagens:


 
AS BELAS






Susana Gonzalez, interpretando Julia Vallado de Gomez Luna - "mocinha"
 


Seja interpretando mocinhas ou vilãs, Susana Gonzalez é sempre competente em cena e está dando toda a fragilidade que a sua personagem pede, a típica esposa submissa e que sofre violência doméstica. As suas cenas com Colunga, entre conflitos e embates, sempre são cenicamente densas, demonstrando como ela é uma excelente atriz.


 
Marlene Favela, interpretando Nina Guerrero de Montenegro - "antagonista e vilã"


Marlene Favela é sempre um vulcão de sensualidade, dando a Nina várias nuances: ora dócil, milimetricamente calculada, ora "femme fatale" - sexy e selvagem. Como excelente e experiente atriz que é, ela dá a sua personagem o tom adequado, demonstrando como tem cartas na manga para tornar a sua personagem cativante e odiosa. 




AS FERAS



 


 
Jorge Salinas, interpretando Arturo Montenegro - "o mocinho da trama"
 


Na minha opinião, Jorge Salinas é o melhor ator da sua geração. Sempre demonstrando em cena os seus recursos cênicos, provando que é um grande e exitoso ator. Até agora, está dando um tom mais passivo ao seu personagem, já demonstrando mudanças na sua personalidade, fazendo de Arturo um pouco mais combativo. Sugere mais mudanças no temperamento do "mocinho", talvez dando um ar mais agressivo ao personagem. 


 
Fernando Colunga, interpretando Eládio Gomez Luna - "o vilão"

 
Indiscutivelmente, no decorrer dos seus 25 anos de carreira, Fernando Colunga vem crescendo bastante como ator, deixando de ser considerado apenas como um galã típico, demonstrando que como ator ele é muito mais do que um ator bonito e limitado cenicamente. Nessa novela, ele tem um grande desafio: interpretar pela primeira vez um vilão protagonista, apesar de ter interpretado papéis antagônicos anteriormente, saindo da sua zona de conforto como mocinho/galã - ele não é considerado "o Galã dos galãs" a toa, sempre tendo êxitos em suas novelas e projetos no teatro e no cinema e devidamente reconhecido e premiado segundo o público e a mídia especializada. 

Como Eládio, a impressão que me dá, é que ele ainda não atingiu o tom do personagem, talvez porquê a novela ainda está no início e ele esteja fazendo experimentações para encontrar o tom adequado ao seu vilão. Até agora, ele está seguindo a linha clássica dos vilões mexicanos - com um certo ar de exagero na reações do personagem - o que não é um demérito, apesar de eu gostar mais de uma vilania sutil, cínica e sarcástica.

Ele tem tudo para fazer desse papel a sua consagração definitiva como grande ator, porém, também pode ser a sua ruína. Todavia, ainda há muita novela pela frente e vamos ver qual nuance ele dará ao seu vilão, porquê condições para interpretar ele tem.


 

Pasión y Poder traz uma trama bem dinâmica e atual e tem tudo para surpreender, pelo menos eu creio que sim, porque se depender da qualidade do elenco, tem grandes condições de cumprir com todas as expectativas depositadas nesta telenovela. Aguardemos os próximos capítulos.

Aos brasileiros e "hermanos" de outros países hispanos, dá para assistir esta novela online nos seguintes links:

http://www.novelashdgratis.tv/pasion-y-poder/

http://ver-telenovelas.com/video/pasion-y-poder-capitulos-completos.html

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."