terça-feira, 2 de junho de 2015

Para se esquecer alguém, precisa-se de tempo

Um cravo saca outro cravo. Quanta idiotez!!! Esse dito popular ou suposto "conselho" é muito pouco efetivo para superar penas de amor. Se você quer esquecer alguém, não precisa recorrer a saída mais rápida e desesperada: Substituir um(a) pretendente por outro(a), como se fosse a dança das cadeiras.

Para quem opta por essa solução imediatista, equivoca-se em alguns pontos importantes: Primeiro, superar um forte sentimento e uma relação significativa requer tempo, espaço e prudência para compreender o que aconteceu, esclarecer dúvidas, impressões e sensações e sanar mágoas; segundo, ter valor para não traicionar os seus próprios sentimentos e ser sincero consigo mesmo; terceiro, não involucrar ninguém em seu caos emocional, podendo usar e desilusionar os afetos alheios como se fosse um bote salva-vidas; e quarto, ao invés de solucionar o problema pode piorar mais a situação, envolvendo mais uma pessoa em suas confusões de amor.

"Muletas afetivas" e "estepes" podem até distrair e dar a falsa impressão de que são eficientes para se esquecer alguém e substituir um amor por outro, mas nada mais é do que uma ilusão, uma medida paliativa para solucionar o problema. Enquanto o sentimento estiver ali, mesmo que camuflado, dificilmente será superado e você não estará disponível para se entregar sem reservas e integralmente ao novo, à outra história e outro amor.

Você pode até se enganar e continuar negando a sua verdade, fingindo para si mesmo e aos outros que esse sentimento foi superado, mas se não o foi de fato, sempre haverá sombras e fantasmas de alguém quem não partiu e um afeto que permanece vivo e latente. Engana-se e deixa-se enganar quem quer e permite isso.  

Não se trata de substituir um afeto por outro ou de torná-los equivalentes. Mas, finalizar um sentimento para que outro possa nascer, sem enganos e culpas, sem conflitos e interrupções, para ser desfrutado como deve ser. Um sentimento não morre e nem é esquecido do dia para noite, se assim fosse, não seria forte e importante o suficiente para ser considerado como tal.     

Para se esquecer e superar um forte sentimento requer tempo. Apenas o tempo o fará, pois ele é capaz de tornar um vulcão de sensações e emoções adormecido e/ou inativo. Nesses termos, eu acredito ser muito pouco efetivo se jogar numa outra relação e se o principal não foi resolvido, enfim esquecido e superado.  

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."