domingo, 30 de março de 2014

De vítima à ré, o abuso sexual contra a mulher.




Por mais absurdo que seja o resultado dessa pesquisa do IPEA, não me causa nenhum espanto, apesar da indignação, uma vez que reflete a dinâmica da sociedade em que vivemos - ainda sob os moldes patriarcais, apesar da liberação sexual feminina e o ingresso da mulher no mercado de trabalho.

Enquanto, o olhar machista prevalecer no contexto social e nas relações humanas cujas as quais nós participamos (não é apenas uma realidade brasileira, mas global), as mulheres continuarão sendo tratadas como propriedade, como meras coisas e mercadorias, onde o homem pode fazer tudo, inclusive com elas, porquê a sociedade é conivente com essa dinâmica e reproduz dentro de casa o discurso e a conduta machista.  E, é tão absurdo quanto, como algumas mulheres ainda corroboram com essa dinâmica, sendo submissas aos seus pais, irmãos e conjunges/namorados e educando os seus filhos a partir dessa perspectiva.

Ninguém merece ser subjugado e ter a sua integridade física e subjetiva afetada e violada por causa dos traumas causados pelo abuso sexual, uma prática criminal abominável. Muito menos, se forem mulheres, sendo ou não provocativas. Considerar a vítima de abuso sexual como ré é o ápice da deformação ética e moral da nossa sociedade contra os direitos e a segurança da mulher. É legitimar a violência contra mulher entre muitos aspectos, incluindo a sua condição como mulher (cidadã, profissional, mãe, filha, irmã, amiga, ...). 

O único responsável pelas atrocidades cometidas contra a mulher é o seu próprio agressor, sendo guiado por código social e machista de que concebe o homem como o "chefe", o "todo poderoso", tendo mais e uma maior relevância social e familiar do que a mulher, afinal ele é o macho-provedor, eternizando a pré-histórica imagem do homem puxando e arrastando a mulher pelos cabelos. Infelizmente, alguns homens ainda hoje se comportam assim, feito um homem das cavernas, a partir de condutas inapropriadas e distorcidas.   

Sinceramente, eu acho o mundo muito perigoso para as mulheres, porquê, em parte, nós homens fazemos dele assim. Enfim, os seus algozes são diretamente responsáveis por suas perversões sexuais e desvios de conduto, não sendo nada justo responsabilizar a sensualidade e o sexy appeal feminino como gatilho para desencadear os abusos e violências contra a mulher. Utilizar desse discurso desrespeitoso é completamente vergonhoso e inapropriado.  

Eu não concordo com o resultado dessa pesquisa e, nem tão pouco, eu compactuo com essa visão machista de que a mulher é culpada por usar roupas insinuantes e comportamentos provocativos e, por isso, é uma justificativa para ser violentada. Não desejo isso para as minhas irmãs e a minha sobrinha.  

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."