segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nem por folclore, mentir não está com nada!!!





"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."

(Friedrich Nietzsche)




 Tem muita gente que usa a seguinte justificativa para mentir: 

"- Eu menti porquê estava querendo poupar fulano ou beltrano". 


Penso que para quem faz isso, impede o outro de crescer, de aprender a lidar com as próprias frustrações que a vida nos oferece. Desde quando a Dona Vida poupa alguém?!!! Ela não poupa, muito pelo contrário, ela é implacável. O sofrimento amadurece e nos ensina a crescer, nem que seja na marra.

Manter uma mentira dá muito trabalho... é mais simples e menos oneroso contar a verdade e ter peito para arcar com as consequências da verdade. Falar a verdade requer coragem e retidão de caráter, mesmo que mentir faça parte da fraqueza humana e algumas mentiras, ditas "mentiras brancas" (aquelas pequenas mentiras com boas intenções) sejam aceitas e perdoadas culturalmente. 

Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra, mas, tem quem tenha compusão em mentir e viver uma grande mentira só para não se sentir menosprezado pelos olhares inquisidores dos outros.  Mesmo assim, a sinceridade não tem preço e não coloca em risco o principal componente de qualquer relacionamento: A confiança. 

2 comentários:

Aline Medeiros Rosa disse...

Adorei, amigo!!! É isso mesmo que acontece ...

Dan... disse...

Aninha, para mim, ser sincero ainda é a melhor saída.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."