segunda-feira, 8 de abril de 2013

E por falar nas últimas declarações da Daniela Mercury ao Fantástico...




Primeiramente, eu não vou mentir, mas eu fiquei "passado" (surpreso) com as últimas declarações da Daniela Mercury na mídia sobre o seu mais novo "casamento". Jamais passou pela minha cabeça que ela gostasse de "colocar as aranhas pra brigar" - parafraseando Raulzito. Uma coisa é suspeitar, saber do fato "in off", mas, nunca na história desse país, eu poderia sequer imaginar dessa possibilidade. Tal impacto da notícia foi semelhante quando a Sandra de Sá também assumiu o seu relacionamento lésbico. Enfim, o armário não está mais comportando tanta gente!!! Xistes à parte, tanta exposição é favorece a visibilidade LGBTT e a discussão sobre as suas questões. 

Mas, até aí, "sair do armário" tudo bem, pois todo mundo precisa ter a liberdade de exercitar a sua afetividade, independe de quem quer que seja, independente da raça, da identidade sexual, da crença religiosa, da idade, do nível cultural e financeiro. As relações homoafetivas são uma realidade, cada vez mais em evidência, e, apesar de muitos ainda não aceitarem e virarem a cara, é preciso respeitar as diferenças e a diversidade sexual e, sobretudo, aprender a lidar com elas de forma civilizada.

Todavia, a questão é muito mais profunda, vai além de admitir com quem você se deita ou deixa de deitar.

Porém, com relação ao discurso adotado por ela, uma amiga lésbica me perguntou a minha opinião. O que eu achei?!!!  No meu ponto de vista, definitivamente, ela não disse a que veio. Em momento nenhum ela assumiu a sua identidade sexual. Sugeriu uma certo discurso sobre a "liberdade de escolha", como se a questão homoafetiva fosse baseado numa opção. Então, quer dizer que: Se hoje ela está apaixonada por uma mulher (questão de gosto não se discute e há de se respeitar as diferenças) e amanhã, por ventura ela se apaixonar por um homem ou uma árvore, sua conduta pode ser diferente, porquê o seu foco mudou. Sei não, fugiu pela tangente, adotando um discurso bissexual como desculpa para camuflar a sua homossexualidade - Se é que ela é essencialmente lésbica mesmo ou está se permitindo a viver uma nova experiência. 

E, quem pretende lutar por uma causa, tem que ter a mínima coragem para se posicionar de maneira clara, não apenas assumir uma relação por ser uma pessoa pública, porquê ela não teria obrigação nenhuma de vir a público para se explicar sobre uma particularidade que só diz respeito a ela e a sua atual companheira. Apenas demonstrou que ela não tem nenhuma intimidade com a causa homossexual.

Enfim, não se trata de assumir "rótulos", mas, já que assumiu a sua "nova condição" que fosse de uma forma mais articulada e clara e menos dúbia. Muitas pessoas ficaram sem entender o posicionamento dela, inclusive eu. A nível de discurso, eu achei muito fraco e porquê não dizer contraditório?!!! Mas, por outro lado, corajoso. E que o "casal" seja muito feliz.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."