segunda-feira, 15 de abril de 2013

A sabedoria sugere resignação.




Chega um momento na vida da gente em que não adianta nem choro e nem vela, nem ao menos fazer uma revolução solitária. A sabedoria pede resignação para tudo aquilo que não depende da nossa ação para transformar uma cena ou um contexto que nos desagrada e/ou deprimePorquê, nem tudo depende da nossa vontade de fazer acontecer. Um exemplo?!!! A contrução das relações humanas e subjetivas.

Uma relação precisa de dois lados para interagir, caso contrário perde todo o sentido de ser. Interagir sozinho é sempre muito chato e frustrante e, dependendo da situação, sempre lhe coloca naquela sensação de auto-erro: O que eu estou fazendo de errado?!!! O que há de errado comigo?!!! Derepente, o erro nem é com você ou se trata de um banal desencontro - cada vez mais comum e usual, dada a tanta banalidade nos comportamentos e nas emoções. 

No meu caso, em especial, eu estou numa cidade em que eu tenho travado uma relação de amor e ódio durante toda a minha existência, por causa de todas as limitações que a cidade oferece, que não são poucas, e ter dificuldade de encontrar pessoas interessantes para me relacionar. Nem me refiro apenas a questão estética, mas sobretudo no modo de pensar e agir. É difícil você se envolver com quem não desperta em você o mínimo de interesse. Quando a gente mora em outra cidade e tem acesso a outros tipos humanos, o que era  uma impressão negativa, torna-se certeza: Para mim, baseado nas minhas experiências sociais e pessoais, como as pessoas de Fortaleza são desinteressantes, claro com exceções - Graças a Deus. Também me incluo dentro do pacote, justamente por se tratar de uma opinião subjetiva e relativa - o que é interessante para mim pode não ser para você e vice-versa.  

Mas, quando você é um cidadão do mundo e conhece outras realidades, o parâmetro das comparações é diferente, tão diferente da visão de quem nunca expandiu as suas experiências e conhecimentos. A Alegoria da Caverna de Platão explica muito bem o que eu estou tentando mencionar. A mentalidade tacanha, obtusa e provinciana daqui me irrita profundamente. É realmente desestimulante, porquê está entranhada no modo de ser do cearense de um modo em geral, apesar do cearense ter um espírito aventureiro no que diz respeito a se jogar no mundo.

Sim, eu também posso estar com má vontade com a cidade, com as pessoas. É uma possibilidade plausível e compreensível quando você não quer estar num lugar em que você não é integralmente feliz. Fortaleza para mim se limita apenas para passar férias, rever amigos e parentes, porquê para morar é muito sacrificante - para mim, é. Eu só posso viver e responder por mim e não pelos outros, mas, essa é a minha opinião como também respeito as diferentes da minha.   

O fato é que a gente acaba se acostumando até com aquilo que não gostamos. É a sabedoria da resignação. Resignar-se e tentar se adaptar a medida do póssível à realidade que você tem no momento, já que você não tem meios para modificá-la. Enfim, cada um faz aquilo que pode e poder nem sempre é o retrato do desejar.

Nesse ponto, apesar da aparente revolta, eu já estou resignado em alguns aspectos: Em ter voltado a morar aqui, enfrentar um mercado de trabalho estagnado, vivenciar a minha solteirice, visando a minha paz de espírito e ter poucos amigos com quem tenho afinidade.  Entonces, ...,

A sabedoria sugere resignação para tudo aquilo que não podemos ser agente transformador.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."