quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A esperança tem o poder de desarmar




Quando a gente tem a esperança viva dentro de nós, a tendência é acreditar que da próxima vez poderá ser diferente, levando-nos a abaixar a guarda e algumas resistências. E, se houver envolvimento, desarma-se. Alguns mais, outros menos. Eu acho que eu faço parte da segunda categoria, enfim, a vida me fez assim a partir das experiências que eu tive.

Você já percebeu que é em nome dessa esperança que você se pega: Esquecendo algumas lições importantes, que jamais poderiam ser esquecidas; repetindo alguns erros clássicos e vícios de comportamento; fazendo vista grossa para evitar alguns conflitos e desentendimentos; relevando e perdoando algumas falhas; não enxergando alguns defeitos e desvios de caráter; ignorando alguns sinais e alguns fatos importantes; colocando panos quentes e contornando algumas situações e até justificando o que não deveria ser justificado?!!! 

Em algum momento, é muito possível que todos nós tenhamos feito isso para tentar chegar num patamar maior da relação, seja para ir adiante ou tentar preserva-la. Isso se chama fazer concessões. Não é de todo mal, até porquê, para construir uma relação é importante ser flexível e aprender a ceder. Porém, quando isso se torna uma cegueira bem diante dos seus olhos ou uma estratégia de submissão, torna-se uma arma contra você.

Particularmente, eu acredito que não se deva fechar os olhos para tudo, pois o pior cego é aquele que não quer enxergar, seja por qual conveniência for. Quando você me disse que não tinha ações tão nobres quanto as minhas, eu não deveria ter feito pouco caso ou deixado passar como se fosse uma confissão banal - Como isso aconteceu bem no começo, eu achei melhor passar. Diante desse tipo de sinal não dá para ser complacente.  Ainda bem que não foram criados vínculos mais profundos e enraizados, se não eu teria dado um tiro no meu próprio pé. Esse é um exemplo claro de que não dá para cochilar quando o assunto é confiar nas pessoas. 

Por outro lado, seria muito chato e mecânico ficar 100% em alerta. Acabaria com toda a espontaneidade do envolvimento e criaria uma constante paranoia. O importante mesmo é aprender a detectar tais sinais no momento exato para evitar que você não se torne um refém do seu algoz/ inimigo íntimo. No entanto, onde houver esperança sempre haverá o poder de desarmar. Quem nunca se desarmou?!!!     

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."