domingo, 23 de setembro de 2012

TVD, as diferenças entre o livro e o seriado de Tv: A Reunião Sombria





Embora, esse livro apresente poucas passagens que narrem a presença de Elena (e as que ela aparecem são emocionantes) na trama, a narração que envolve os outros personagens consegue surpreender, sem deixar a estória chata e sem ritmo e suspense. Entre os livros anteriores da série, esse é o que eu mais gostei.   

Em outra dimensão, Elena tenta se comunicar com Bonnie em sonho, tentando mandar uma mensagem para ela. Preocupada com isso, Bonnie tenta entrar em contato com o espírito de Elena via jogo de tabuleiro (evento repleto de suspense e morte - na ocasião morre misteriosamente Sue, uma das amigas de colégio delas, e crise estérica da Vickie)- Nesse contato, ela pede para que Bonnie faça um feitiço para invocar a presença de Stefan, pois só ele poderia ajudá-las a proteger a cidade contra um poder maléfico que está rondando a cidade. Pós-feitiço, com ajuda de Meredith e Matt, ela consegue entrar em contato com Stefan na Itália. 

Na noite seguinte, Bonnie sonha novamente com Elena e ela pede que ela dê o seguinte recado para Stefan: - "Diga ao Stefan que eu o amo"

Logo em seguida, Stefan e Damon chegam a cidade e vão buscar Bonnie na escola - Eles saem dali juntamente com Meredith e Matt para que ninguém os vejam e vão para o pensionato, ficando a par dos últimos acontecimentos. 

Eles começam a investigar que ameça é essa através da Vickie, que se encontra numa forte crise emocional. Ao visitá-la, Stefan a hipnotiza, buscando que ela descreva a cena que aconteceu na casa da Caroline no dia do jogo e quem teria empurrado a Sue pela janela do segundo andar.  Depois da hipnose, Damon fica encarregado de dar proteção a Vickie e os demais do grupo acompanham o Stefan até o funeral da Sue para analisar o seu corpo atrás de indícios sobre o assassino.   

Depois, Bonnie retorne a casa de Vickie para ver se está tudo bem com ela e, quase ela cede aos encantos de Damon. Na hora H, Matt atrapalha as investidas de Damon, tendo uma forte discussão com ele e a protegendo. Vale ressaltar que nesse livro, Bonnie demonstra estar caídinha pelos irmãos Salvatore: Ora Stefan, ora Damon

Apos a briga entre Damon e Matt, o trio de humanos vai ao encontro de Stefan na biblioteca para pegá-lo e discutir qual plano irão traçar. 

No Dia da Formatura, o plano é posto em prática, onde Bonnie e Meredith simulam uma briga para que Meredith possa servir de isca - Ela deve ir visitar o túmulo de Elena à noite para esperar o "convidado misterioso". Quando ela menos espera, surge o Tyler, exaltando os mistérios da lua cheia. 

Transformando-se em lobo, Tyler tenta atacar Meredith, mas Matt e Stefan chegam para salvá-la. Stefan o captura e o leva para dentro da tumba de Sra Honoria, uma das fundadoras da cidade, para que eles possam ter uma "conversinha", deixando o DNA da sua família exposta e o seu processo de iniciação. Eles continuaram ameaçando e pressionando Tyler para confessar quem era o vampiro que estava ajudando-o no seu processo de iniciação: Ele apenas revelou que se tratava de um vampiro Original e que eles poderiam encontrá-lo essa noite mesmo na casa da Vickie

Todos preocupados correram para a casa dela, mas, eles fracassaram, haviam chegado tarde demais - ela tinha sido morta barbaramente. Stefan ficou completamente arrasado com tamanha sensação de impotência e Bonnie ofereceu fazer contato com Elena para animá-lo. No seriado a morte de Vickie é ocasionada por Stefan tentando proteger Elena e Jeremy do seu ataque e não por um Original. 

Tratou-se de um forte reencontro:



(...) Nada mais importava, apenas que ela estava ali, que ali eles estavam juntos. Ele não percebeu o ambiente estranho, não se importou com quem poderia estar olhando. Lentamente, bem devagar, ele fechou a mão dela, entrelaçando os dedos, como deviam ficar. A outra mão de Stefan se ergueu até o rosto de Elena.

Os olhos dela se fecharam ao toque, o rosto se inclinando para ele. Stefan sentiu a umidade em seus dedos e um riso ficou preso na garganta. Lágrimas de sonho. Mas eram reais, ela era real. Elena.

A doçura penetrou. Um prazer tão agudo que era uma dor, só de retirar as lágrimas do rosto dela com seu polegar. 

Toda ternura frustrada dos últimos seis meses, toda a emoção que ele manteve presa no coração por tanto tempo saíram de uma vez, submergindo-o. Afogando os dois. Bastou um movimento mínimo e ele a abraçava.

Um anjo em seus braços, frio e eletrizado de vida e beleza. Um ser de chama e ar. Ela tremia em seu abraço; depois, de olhos ainda fechados, ergueu os lábios. 

Não havia frieza alguma naquele beijo. Provocou faíscas em Stefan, derretendo e dissolvendo tudo o que havia em volta. Ele sentiu seu controle se desfazer, o controle que se esforçava tanto para manter desde que a perdera. Tudo dentro dele se abalava e se soltava, todos os nós desatados, todas as comportas abertas. Ele podia sentir as próprias lágrimas ao abraçá-la, tentando fundi-los numa só carne, num só corpo. Para que nada pudesse separá-los novamente. 

O dois choravam sem interromper o beijo.

(Reunião Sombria, p.p. 173-174 ) 





Durante o reencontro de Stefan e Elena, Klaus surge querendo acertar o seu ponto fraco: O seu amor por Elena




(...) Com amor, Stefan reconstruiu cada detalhe. Cílios grossos, nariz pequeno, lábios separados como duas pétalas de rosa. Uma luz branca girava em volta da figura, criando um vestido branco. 

(...) Ela sorriu e sentiu a força do seu amor tocar Stefan...

- Esta - disse Stefan distintamente - É Elena. Não a casca vazia que deixou a terra. Esta é Elena e nada do que fizer poderá atingí-la.   

(Reunião Sombria, p.p. 182 - 183) 



Diferentemente do que Katherine disse, Klaus não foi morto por ela. Apesar de toda interferência de Klaus, Elena pede que Stefan encontre a única pessoa que poderia enfrentá-lo. Diante dessa icognita, Bonnie chegou a seguinte conclusão: Que eles deveriam ir procurar o avô de Meredith que estava internado numa casa de repouso, por ser considerado louco por dizer que foi atacado por um vampiro. Chegando lá, a única pista dada pelo avô-louco era "madeira de freixo".

Enquanto isso, Klaus sequestra Caroline e envia um recado para Stefan ir encontrá-lo sozinho. Porém, desobedecendo as ordens dele, Bonnie, Meredith e Matt foram atrás dele e se depararam com uma emboscada preparado por Klaus, contando com o apoio de Tyler. Klaus já estava derrotando-os quando Bonnie consegue invocar todos os espíritos da cidade que estavam presos no limbo e a Elena. Klaus foi capturado pela legião de fantasmas e Elena consegue curar todos os seus amigos que estavam feridos, incluindo Stefan.




(...) Ele deixou que ela percorresse a maior parte do caminho, limitando-se a olhar, antes de partir na direção dela. Eles acabaram por correr e caíram no chão juntos,os braços envolvendo o outro, abraçando-se com a maior força possível. Nenhum dos dois disse uma só palavra. 

Por fim, Elena recuou para olhar Stefan e ele colocou seu rosto nas mãos em concha, limitando-se a fitá-la também. Elena riu alto de pura alegria, abrindo e fechando os próprios dedos e olhando para eles com prazer antes de enterrá-los no cabelo de Stefan. Eles se beijaram... 



Depois da despedida dos amantes, ainda quando todos estão na clareira do bosque, o corpo de Elena aparece entre eles, voltando para o convívio deles como humana. 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."