quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TVD, as diferenças entre o livro e o seriado de Tv: O Despertar.




Quando se trata de uma obra literária adaptada para a TV, nem sempre ela é preservada ao máximo e algumas dúvidas ficam sem respostas e algumas diferenças são gritantes. Isso também acontece com Os Diários do Vampiro. Sem  dúvida nenhuma, os produtores do seriado The Vampire Diaries tiveram que tirar leite de pedra para deixar a trama mais interessante, uma vez que o livro por se só é um pouco monótono, fazendo adaptações e mudanças na obra original. 

Tentando compreender mais sobre a psicologia de Elena, para tentar decifrar o seu dilema afetivo, eu resolvi ler todos os livros que deram a origem ao seriado de TV e, ..., inicialmente, eu confesso que me decepcionei um pouco, percebendo diferenças significativas entre o livro e o seriado, no que concerne a dinâmica da trama e o perfil de alguns personagens. 

No livro "D.V., O Despertar", a gente se depara com as principais diferenças:


I -) Quanto aos personagens, existem diferenças entre os perfis psicológicos dos personagens, sobretudo os protagonistas, as características físicas de alguns e a presença de personagens fictícios  e/ou não abordados no seriado.   Por exemplos:


Elena

Fisicamente, completamente diferente do seriado.  Ela é loira, tem olhos azuis, dona de um corpo escultural, típica líder de torcida e a garota mais popular e cobiçada da escola. Apresenta uma personalidade fútil e volúvel, pouco recatada e uma "devoradora" de homens, tornando-se obsecada para se aproximar de Stefan.  Bem diferente da ponderada e recatada Elena do seriado. O que há de comum entre elas é a personalidade forte, perseverante e destemida. 

Elena não tem irmão, mas, uma irmã de 4 anos, chamada Margareth. Jeremy não apareceu nesse primeiro livro, levando-nos a crer que foi criado para o seriado.

A personalidade de Elena no livro se adequa mais ao Damon, diferentemente do seriado, que até agora, a aproxima do Stefan.


Stefan

Embora, seja bem próximo fisicamente do Stefan do seriado, apresenta uma personalidade bem mais estranha e isolada, não sendo nem tão próximo de Elena, evitando ao máximo a aproximação dela, chegando a ser esnobe com ela - Ela só consegue trocar as primeiras palavras com ele depois de meses, após várias tentativas frustradas. Nem tão mocinho assim se comparado ao seriado.

Ele é descrito como sendo a alma-gêmea de Elena.

Se no seriado, Stefan já é apontado como sendo pouco carismático, imagine o descrito no livro.


Katherine

Apresenta uma personalidade menos agressiva, diria até mais frágil e doce do que a Elena (tanto no livro quanto no seriado) e a Katherine do seriado. Ambas as Katherines, tem em comum o seu egoísmo de querer os dois vampiros, amando tanto Stefan quanto Damon, sem preterir um em relação ao outro. Fisicamente, tão linda quanto Elena, embora a sua tonalidade de cabelo seja um pouco mais escura.

Quem a transforma em vampira é o Klaus, como maneira de salvá-la de uma enfermidade.


Bonnie

Fisicamente ruiva e ainda descobrindo o potencial da sua magia com a ajuda da sua mãe. Ela e Meredith, garota branca e cabelos escuros - no seriado, quem assume esse papel de amiga é a Caroline, dividem a amizade de Elena, acompanhando-a nas atividades escolares e nos momentos de conflitos e suspense.   


Caroline

É a principal rival de Elena, disputando Stefan na escola e o cargo de garota mais popular da escola. Não são tão próximas assim. Se não me engano, fisicamente ela é morena e também chama muita atenção dos garotos da escola.


Matt, Tyler e Damon

São os personagens mais próximos das características e do perfil psicológico dos personagens do seriado. Porém, o Matt é bem mais próximo do Stefan, graças ao time de futebol americano, onde ele que fez o convite para o Stefan se juntar ao time. Matt não é irmão de Vickie, ela é apenas uma colega de turma que sai com um colega de time, o Dick - Amigo do Tyler.

Damon (sem olhos azuis) tão sarcástico, sedutor e arrogante quanto o do seriado. Durante o livro, antes de aparecer para o Stefan num bosque (no último capítulo desse primeiro livro), já havia se encontrado com ela 2 ou 3 vezes antes, embora os observassem o tempo todo. 

No decorrer desse livro, Tyler só aparece em dois momentos cruciais do livro (Tentando, abusar sexualmente da Elena no cemitério, na noite do baile, quando ela é salva por Stefan ao dar uma surra no Tyler; e quando, na casa Mal Assombrada, na comemoração do Halloween na escola, ele acusa o Stefan de ter matado um professor na festa), reforçando a sua personalidade de "badboy" e boçal.



II-) Fatos importantes que não surgiram no seriado ou foram alterados. Por exemplos:


 O Acidente dos Pais de Elena


Não era a Elena que estava no carro na hora do acidente, mas, a sua irmã Margareth - a única sobrevivente. Por isso, Stefan não poderia salvá-la e, até o final desse livro, a presença dele no local do acidente não foi mencionada.  Subtende-se que esse fato no seriado seja fictício. 


A escolha e a morte de Katherine


Quando Stefan e Damon descobrem que a Katherine os mordeu, ambos não a querem dividi-la, exigindo que ela faça a escolha dela por um dos dois. Ela pede alguns dias para dar a resposta. No dia da resposta, Stefan acredita que seria escolhido, porém, ela não é capaz de fazer essa escolha: Ela quer ambos e ambos eram profundamente apaixonados por ela.  

Ambos indignados, eles não aceitam, levando-a ela atentar contra si mesma. Ao nascer do sol,  ela se expõem ao sol sem o seu anel e se torna um conjunto de cinzas ao pé do carvalho. Quando ambos a encontram, ficam desesperados e entram em confronto.


A transformação de Stefan e Damon em vampiros


Não conformados pela morte de Katherine, ambos duelam. Primeiramente, Damon acerta Stefan com a sua espada e, logo em seguida, como autodefesa/vingança, Stefan o acerta com a sua espada. Assim, a transformação de ambos em vampiros.

A relação entre eles já é complicada antes mesmo de Katherine, onde os irmãos não são amigos e rivalizam a muito tempo, desde a morte da mãe deles. Por isso, Stefan transforma Damon em vampiro não para ter o irmão próximo dele, não para salvar o amado irmão,  mas, por orgulho e ódio.  


O amor de Stefan por Katherine


Stefan era tão apaixonado por Katherine que estava disposto a tudo para ficar com ela, não se importando em se transformar em vampiro e abrir mão da sua vida diurna. Diferentemente do Stefan, Damon era mais boemio. Quando ele foi mordido, ele não apresentou receio nenhum e nem mesmo na hora de consumir sangue humano. Para Stefan, "o sangue era o elixir definitivo, o vinho proibido - a essência ardente da própria vida".

No seriado, ele tenta negar o seu amor por Katherine, deixando claro que ela o manipulava mentalmente. 


O rancor de Damon em relação a Stefan


Primeiramente, surge quando a mãe dele morre no parto de Stefan. Damon ama profundamente sua mãe e culpa o irmão por ter a tirado dele. Depois, tem que dividir o amor de Katherine com ele, onde ambos são responsáveis pela morte dela, forçando-a a fazer uma escolha. E agora com Elena. 

É como se os irmãos estivessem sempre disputando o amor da mesma mulher, em diferentes mulheres.


A confissão de Stefan para Elena


Stefan confessa para Elena que era vampiro na pensão em que ele mora, depois de ser acusado da morte do professor na festa de Halloween na escola. No meio da confusão, Elena acredita na inocência dele e pede que o Matt o encontre para tirá-lo de lá, para evitar que a polícia e os convidados da festa o pegassem. Do colégio, ela vai encontrá-lo na pensão, ainda o encontrando-o com a boca suja de sangue, e lá ele conta para ela. 

Já apaixonada por ele, ela acredita na sua inocência e pede que ele confie nela, dando-o coragem para a revelação. Apesar do medo, ela dá o colo para ele e diz que o ama e o revela algo que ele desconhece: Que Damon está na cidade, ela já havia tido contato com ele e que ele poderia ter cometido os dois assassinatos na cidade e ter atacado a Vickie no cemitério. 

Diferente do seriado, Stefan conta que é vampiro (como o processo se deu) e inclusive o seu romance com Katherine. Elena não dá as costas para ele e nem termina o namoro, dizendo que vai estar ao lado dele. 


O reencontro dos irmãos


É a cena do livro mais próxima do seriado, embora, o cenário da discussão e da luta deles não seja na casa deles (como propõe o seriado), mas, no meio do bosque. O contexto da briga entre eles é o mesmo, embora, Damon já deixa muito claro que está interessado por Elena e exige que o irmão saia do seu caminho. 


A princípio são os pontos mais relevantes que podem ser destacados, demonstrando o disparidade entre o livro e o seriado, baseado em O Despertar. A medida que eu for lendo os outros livros, vou postando as minhas impressões. 



Tempo estimado de leitura: Entre 16 e 24h.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."