segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sou patriota e você?!!!




O pior tipo de brasileiro é aquele que não tem sentimento de patriotismo pelo seu país, por sua nação e o seu povo. Embora o Brasil não seja perfeito, longe disso, e apresente inúmeros conflitos (éticos, morais, geopolíticos, sociais, ...), ele também tem as suas conquistas e as suas qualidades, sobretudo a partir da nossa brasilidade presente na nossa rica cultura, diferenciada em cada região desse país continental, da garra do nosso povo que consegue sobreviver apesar de toda e qualquer dificuldade que se apresente sem perder a nossa alegria e irreverência peculiares, da nossa natureza abundante e dos nossos recursos naturais em prol da sustentabilidade, da nossa diversidade humana e do árduo e complexo exercício da democracia. 

Indiscutivelmente somos um caldeirão de contrastes e todas essas diferenças é que fazem a nossa identidade, a nossa força. Por isso, não adianta querer nos engessar com o modo frio europeu e norte-americano de ser, porquê, o nosso sangue é quente, latino, e temos um jeito próprio de ser que nos difere dos demais países do planeta. É claro que ainda temos muito o que aprender e caminhar para sanar todas as nossas mazelas, mas, qual é o país que não carrega consigo os seus problemas, os seus contrastes e conflitos?!!! 

Se é para criticar, critiquemos em busca do melhor, de uma transformação estrutural em prol de todos. Até mesmo para nos rebelar contra os nossos problemas seculares, mas, não é por isso que precisamos abraçar um comportamento preconceituoso e anti-patriota contra a nossa raça e o nosso povo. Vamos aprender a amar a pátria cuja a qual nós representamos, mesmo ela estando longe da nação que gostaríamos.

Se somos bagunceiros e quebramos protocolos em nome da nossa alegria e irreverência, o que é que tem?!!! Alguns protocolos podem ser quebrados e não é por isso que o mundo irá acabar ou quem os quebraram não tenha o seu valor. Vandalismo é bem diferente. Quanto a nossa "molecagem", é o que torna o nosso dia-a-dia mais doce e a nossa dura realidade menos difícil.

Viver no Brasil não é para qualquer um, para qualquer desavisado. E, algo é certo: Quem consegue viver aqui, consegue viver em qualquer outro lugar, porquê é preciso ter fibra e coragem para ser brasileiro e enfrentar diariamente as nossas limitações. E para ser feliz e bem realizado não precisa comprar a ideia de "sonho americano", porquê, ultimamente, nem esse tal sonho está dando conta para eles.

Depreciar o Brasil e as nossas conquistas, por mais simples e solitárias que possam ser, apenas por depreciar, só demonstra o quão é pequeno o universo interior de quem o faz. É fácil admirar a aparente perfeição, pois não precisa de grandes esforços. Eu quero ver é aprender amar o não perfeito, a realidade como ela é.

Sou patriota e amo o meu país. E você?!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."