sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Na ausência de um manual de instruções do comportamento humano individualizado, ...




Talvez, fosse mais fácil, se cada um de nós tivesse o seu próprio manual de instruções para ser intelegivelmente compreendido e "manuseado" em prol de um harmonioso convívio social e afetivo. Na ausência de, só nos resta o jurássico artifício da comunicação. Não se cale, dialogue!!! 

 - "Não engula as palavras que irão lhe sufocar mais tarde..." 


 Quanto a ausência de mistérios e segredos?!!! Para quem gosta de desvendá-los, independente da agradabilidade da descoberta, não se preocupe: Em se tratando de comportamento humano, eles sempre irão surgindo no decorrer do processo, sendo diretamente proporcional ao caráter e a dinâmica pessoal do(a) dono(a) do manual. Sempre haverá o surgimento de algum elemento surpresa não abordado nele tal é a complexidade humana. 

 Por isso, nem todo manual de instruções do comportamento humano será totalmente eficiente e confiável, primeiro, o ser humano está em constante transformação, reinventando-se a cada momento, e, segundo, nenhum ser humano tem o domínio completo de si mesmo e das suas reações por mais que o seu autoconhecimento seja abrangente - sempre há e/ou haverá algum aspecto da sua psique e subjetividade que lhe escapará. 

 Alguns são mais previsíveis do que outros, mas, todos eles têm a capacidade de surpreender. Enfim, o suspense faz parte da vida da gente. Dessa forma, na ausência de um manual de instruções do comportamento humano individualizado, o jeito é: "Quem tem boca, vai a Roma", oscilando entre monólogos e diálogos mútuos, de preferência com perguntas e respostas e reflexões coletivas. 

 Quem disse que é fácil se relacionar?!!!

2 comentários:

Uilmara Machado disse...

PARABÉNS! Excelente artigo! Diálogo é a mola mestra da harmonia!!! Um abraço.

Dan... disse...

Obrigado, Uilmara. Eu também acredito que dialogar é fundamental e não se pode abrir mão dessa ferramenta.

Abraço


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."