segunda-feira, 25 de junho de 2012

Somente a verdade liberta.




Há quem tenha baixa resistência para ouvir verdades e críticas. Naturalmente que, ao se deparar com elas, pode gerar um certo desconforto, mas, por mais que doa, a sinceridade é um prerrogativa necessária até para elucidar e/ou pontuar questões e impressões que precisam ser ditas, ouvidas, debatidas e esclarecidas. Assim, por mais duro que seja uma verdade dita, eu ainda acho melhor e mais digno do que faltar com a sinceridade sobretudo na área interpessoal.

Ninguém é obrigado a concordar com o meu ponto de vista, por isso, aceito as críticas também, não de forma gratuíta, mas, que pelo menos, estejam bem fundamentadas para que me proponha uma nova reflexão sobre a minha conduta e os meus pensamentos. Apesar de ter e defender as minhas convicções, jamais eu serei o dono da verdade e nem tenho essa pretenção de sê-lo. A verdade também é relativa e mutável, dependendo do contexto em que ela esteja inserida e, principalmente, com a história e subjetividade de cada um.

Ser sincero diante de uma outra pessoa, mesmo contrariando os desejos, os anseios e as expectativas dela, nada tem de imaturo. O imaturo é não alcançá-las e não compreender o porquê delas estarem sendo ditas. Há quem não saiba ser contrariado(a) e não consiga aceitar o ponto de vista e as negativas de outrem, negando a compreender os fatos como realmente foram construídos. Tudo bem que a primeira reação seja de rejeição e indignação, porém, a medida em que você se depara com o posicionamento do outro, é o momento de você processar o outro lado da moeda e compreender que o que você pode estar pensando e sentido em relação ao impasse, seja de qual natureza ele seja, pode estar equivocado(a) ou não. 

- "A imaturidade não está em ser sincero(a), mas, não buscar compreender a verdade do outro, mesmo que essa verdade não seja a sua."


Inegavelmente, a sinceridade tem um alto preço, até o da incompreensão, todavia, mesmo assim, ainda é a melhor saída para evitar enganos e desentendimentos. O mais importante de tudo é você ser sincero consigo mesmo e ter a consciência tranquila, pois, assim, você estará livre de quaisquer culpas e/ou responsabilidades que sejam suas.  Somente a verdade liberta. 

Um comentário:

Escarlat disse...

Engraçado penso da mesma forma!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."