domingo, 1 de abril de 2012

E por falar em mentira...



Atire a primeira pedra quem nunca mentiu?!!! Independente dos motivos, das intenções, das circunstâncias, a mentira faz parte da condição humana até o ponto de deformar o caráter e o comportamento do(a) mentiroso(a). Alguns mentem mais, outros menos, mas, devemos estar atentos para o seguinte fato: Mentira tem perna curta (MESMO) e, mais cedo ou mais tarde, quem mente acaba cometendo algum deslize e acaba sendo descoberto ou se autorevela por não aguentar mais a pressão da mentira. Como diria Abraham Lincoln, ex-presidente dos USA (1861),


(...) "Pode-se enganar a todos por algum tempo,
Pode-se enganar alguns por todo o tempo;
Mas não se pode enganar a todos todo o tempo".


Assim, quem mente a primeira vez, acaba mentindo novamente para reforçar a primeira mentira - Não tem jeito, ela é igual a chantagem, uma mentira leva a outra, uma extorsão puxa a outra. Uma ininterrupta bola de neve até ser derretida pela verdade.

Entre mentir e falar a verdade, indiscutivelmente, pelo menos, dentro da minha concepção, falar a verdade é mais simples e bem mais fácil (às vezes, nem tanto assim), porquê diante dela, não é preciso criar/inventar outros aparatos ou outras desculpas para ocultar, esconder ou omitir o fato, pois as coisas são como elas realmente são. Mas para isso, é preciso ter muita coragem e liberdade para encará-la e as suas consequências sem precisar se tornar escravo e refém da mentira - por mais, inofensível que ela seja. Quem é traído, enganado, dificilmente consegue perdoar e compreender sem perder algo fundamental: A confiança - Uma vez perdida, jamais recuperada. A confiança é um cristal mesmo.

Diferentemente que muitos crêem, falar a verdade dá muito menos trabalho do que manter uma mentira, porquê dependendo do tamanho dela, uma mentira necessita de outras para se manter de pé. Imagine continuar reforçando a mesma mentira ou um conjunto delas?!!! Tão cansativo, não é?!!! Mas, há quem sinta uma grande necessidade de mentir, uma compulsão vital, seja porquê passou à acreditar na própria mentira (acreditem, existem pessoas que acabam por acreditar nos contos e nas falácias que contam) ou é uma forma de fantasiar ou fugir da sua realidade sem graça, sem glamour. Quem não tem uma boa história para contar acaba por inventá-la, porquê é uma necessidade humana ficar bem aos olhos dos outros e despertar admiração e interesse sobre si e a sua "interessante" forma de viver.

- "Sim, a vaidade humana precisa de palco, público e aplausos para dar sentido a sua existência".


E nesse enredo de enganos e mentiras, a pior mentira é aquela em que você acredita e se faz autoenganar. Quem próprio se engana acaba pagando o alto preço de se enaganar, de se autodesprestigiar. É cair no seu próprio vazio existencial - E que buraco negro!!! Talvez seja o maior dos enganos e dos desrespeitos, tornando-se um atentado contra si mesmo - o tiro disparado no seu próprio pé.

Em se tratando também da omissão, é senso comum dizer que: "Omitir não é mentir". Será mesmo?!!! Quem omite não teve a coragem necessária para falar a verdade e se escondeu atrás da sua covardia como também das palavras que não foram ditas, deixando por conta e risco do outro a sua percepção sobre o silêncio, a pausa e a leitura da situação realizada por ele. É como se pudesse ausentar de toda e qualquer responsabilidade.

Porém, não é bem assim. Se você se omite, você também tem a sua parcela de responsibilidade nisso, porquê você acaba compactuando com o engano do outro, com todas as fantasias e interpretações que o outro irá criar a partir do seu silêncio, da sua isenção, da sua omissão. Enfim, não dá para lavar as mãos quando as suas pausas e silêncios envolvem outras pessoas.

- "A curto, médio e longo prazo a sua omissão acaba se transformando numa mentira consentida".



Portanto, mente quem quer. Deixa-se enredar por ela quem quer. Ainda é uma questão de escolha e consciência. Mas, diante dela, é preciso arcar com todas as consequências quando a verdade vir à tona e todas as suas mentiras, falhas e omissões forem descobertas. E assim algumas verdades (que não eram tão verdades assim) vão caindo por terra.


Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."