terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ambiguidades


As minhas, as suas e as nossas ambiguidades. Não tem jeito, ninguém está imune ou acima do bem ou do mal quando se trata de apresentá-las. Até o mais correto dos seres as têm, justamente porquê a natureza humana é ambígua, contraditória. E você está lidando bem com as suas?!!!

Sempre é muito fácil apontar e criticar as contradições alheias e, é nesse momento, quem o faz acaba por esquecer das suas próprias, colocando-se num patamar de superioridade que não condiz - tendencioso e relativo. Antes de você fazer um julgamento de valor ao outro, olhe-se e veja se o seu telhado não é vidro. Só o que tem por aí são faltos moralistas e "donos da razão".

- "Eu sou apenas dono das minhas próprias razões. As minhas são as minhas. As suas são as suas. Se você concorda ou não comigo é um direito seu. Enfim, a vida é assim, uma sequência infinita de concordes e discordes. Identifica-se quem quer".


Quanto as minhas ambiguidades, eu lido com elas todos os dias, embora, eu não faça delas o motivo de condução da minha vida, pois, mesmo me defrontando comigo mesmo, em alguns momentos, eu gosto de reger a minha vida a partir do meu bom senso (se é ou não é um bom senso, sigo como tal e levo em consideração se a minha consciência está tranquila, mesmo contrariando A ou B ou Abcdário por completo). Indiscutivelmente, elas que fazem de mim um ser humano complexo e ser complexo não é de todo mal, apenas emocionalmente mais denso e com um senso crítico bem mais aguçado.

Todavia, tanta complexidade resvala em enfrentar algumas dificuldades, dentre elas: estabelecer uma relação harmônica e cordial com as outras personas. Sou de difícil trato sim, graças ao meu ímpeto, ao meu gênio forte e a minha sinceridade. Tem momentos que eu não estou nenhum pouco dado para socializações, noutros, eu estou dado por demais. Depende do meu espírito, da empatia e da situação.

- "Há quem me ache um verdadeiro "diablo", muito obrigado, já que eu não tenho tedências para ser o mocinho dessa história, como também, me considerem um "angel". Será?!!! Fica por conta e risco de cada um."


Porém, a grande verdade é, que independente da sua ambiguidade, sempre haverá alguém que se identifique com você, estando certo ou errado, cheio ou desprovido da razão. No que tange a minha pessoa, eu tento ser o mais autêntico e fiel com o que eu penso e sinto, sem me importar muito se vai melindrar o outro, até porquê eu só tenho a responsabilidade de reger a minha vida - claro, sem ser completamente insensível e indiferente as "esperas" dos outros; porém cada é responsável por suas buscas, esperas, projeções e ambiguidades.

E é nesse confronto, confrontando-se com as minhas ambiguidades que eu vou seguindo, preservando tudo aquilo que eu acho coerente e não abro mão, de forma alguma, ou tentando modificar aquilo que eu não gosto e dificulta o meu caminhar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dan, queria ter contato com vc mais diretamente, talvez um MSN, isso eh possivel?? Grande abraço Wandi

Dan... disse...

Olá!!!

Toda amizade é sempre bem vinda, desde que desinteressada. Envia o teu msn para o meu e-mail (danieligor@ig.com.br) que eu te add!!!

Apenas sinaliza por aqui que você já enviou!!!
Boa tarde!!!

Anônimo disse...

ok...enviei a vc!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."