quarta-feira, 29 de junho de 2011

As telenovelas Colombianas


Indiscutivelmente, um dos principais entretenimentos ou o principal entretenimento para os telespectadores latinos é a telenovela - Tal produção tem o poder de causar reflexões, paixões e mobilizar a sociedade em prol de algumas campanhias e movimentos sociais. Como brasileiros que somos sabemos muito bem disso, já que produzimos e importamos as nossas novelas para o mundo todo. Porém, com a globalização e a internet, ficou mais fácil termos acesso as outras telenovelas produzidas nas Américas (Sul e Norte) e o intercâmbio de tecnologias e produção televisiva.

Em se tratando do Brasil, a qualidade das novelas produzidas aqui é incontestável: Realmente, é uma das melhores do mundo. Já o enredo... Diria que nessa última década, as nossas novelas decaíram bastante com a qualidade das suas tramas e enredos, talvez porquê, os novos autores estejam bem abaixo dos grandes autores de outrora (Janete Clair, Dias Gomes, Cassiano Gabus Mendes,...), muito embora, ainda tenhamos grandes nomes como Manuel Carlos, Gloria Perez, Walter Negrão e Walcyr Carrasco. Também, as temáticas abordadas estão bastante desgastadas, o que gera uma repetição dos temas e dos dramas humanos. A solução é retratar os temas mais atuais.

No entanto, não é apenas no Brasil que se produzem grandes novelas. As produções colombianas estão crescendo espantosamente e, desde 2003 para cá, a Telemundo está produzindo ótimas novelas, tendo em vista o espantoso sucesso alcançado com Pásion de Gavilanes (2003) (já produzida por outros países e encenadas por outros atores locais) e La traícion (2008) - Ambas encenadas por Mario Cimarro e Danna Garcia como par romântico principal.

Ambas as novelas, embora apresentem temas universais como vingança (2003) e traição (2008), foram muito bem trabalhadas, gerando um enredo de sucesso e o que faz com que o público se identifique e passe acompanhar as novelas descritas acima com devoção. Posso dizer por mim, assisti ambas via internet e, pra mim, são duas produções primorosas.

E por falar em romance e par romântico, poucos pares românticos conseguem repetir a química em cena numa segunda novela protagonizada. Eu poderia citar 2 casais que conseguiram repetir isso em cena: O casal Brasileiro, Adriana Esteves e Marco Pasquim, antes protagonizando Lola e Esteban em Kubanacan (2003) e agora como Julia e Abner em Morde e Assopra (2011); e Danna Garcia e Mario Cimarro, antes protagonizando Norma Elizondo e Juan Reyes em Pásion de Gavilanes (2003) e nos três anos atrás como Soledad de Obregón e Hugo de Medina em La Traícion (2008). Ambos os casais tem uma grande química em cena.

Diferentemente de Pásion de Gavilanes, que foi apresentada na Rede TV com o título de "Paixões Ardentes", infelizmente interropida na primeira fase da novela, com a desculpa que não estava dando IBOPE, eu tomei conhecimento de La Traícion via YOUTUBE, assim, ermamente, semanas atrás e... Curiosamente, já assistí-la por completo, em seus 106 capítulos, graças a "MRSANDRA61" que disponibilizou todos os capítulos lá.

E repito, é uma obra televisiva primorosa: Bem produzida, o enredo instigante e o elenco de primeira. Assistí-la compulsivamente dia e noite, tanto que em uma semana já a conclui antes que saísse do ar no site.

Desde Café con aroma de mujer (1993), passando por Betty, a feia (1999) (regravada no Brasil, nos EUA e no México), as telenovelas colombianas vem crescendo bastante e apresentando uma ótima qualidade. Essas quatro obras fazem parte do meu imaginário e das minhas novelas prediletas. Sou suspeito em falar, porquê culturalmente eu sou um consumidor assíduo das novelas, não apenas as brasileiras, mas, também as colombianas, venezuelas e mexicanas. Além do cinema e séries norte-americanas claro.

No entando, a Televisão Colombiana vem investindo ano após ano nas suas produções, onde os canais locias em parceria com a Telemundo vem conseguindo com grande êxito o reconhecimento das suas produções, onde as suas telenovelas também são reprisadas na Rússia e na Grécia, além das Américas, via canais abertos e a cabo.

2 comentários:

Débis disse...

Morei algum tempo na Colombia, nunca tinha visto novela colombiana antes, nem sabia que Betty, a feia era colombiana até ir pra lá. Me surpreendi muito com a qualidade das novelas, sao muito boas. No tempo que estive lá, as que vi e gostei foram: Nuevo rico, nuevo pobre; ¿Quién amará Maria?; Cómplices; Las muñecas de la mafia, e outras que nao lembro...
Elas com certeza valem a pena!

Dan... disse...

Além do Brasil e do México, a Colômbia investe bastante na industria das telenovelas. Me agrada a qualidade de algumas delas. Essas que você mencionou eu não conheço, mas, assim que eu tiver um tempo extra (estou atolado com vários seriados,colocando os episódios em dia), dou uma conferida nelas no you tube.

Mas, ultimamente, as novelas brasileiras estão sacais e repetitivas. Estou dando mais prioridade aos seriados da Sony, Universal e Warner do que as nossas novelas.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."