segunda-feira, 15 de novembro de 2010

E viva a República?!!! Viva.



Seguramente, que todo regime político totalitário e ditador é um afronto direto a nossa liberdade enquanto cidadão. Nós, brasileiros, no decorrer desses últimos 500 anos, sabemos muito bem sobre isso, uma vez que já passamos por vários episódios históricos com esse perfil. Se por um lado, a Proclamação da República nos concedeu essa liberdade de ação e de escolha para construirmos à nação que queremos ser, TEORICAMENTE, por outro, associada ao nosso despreparo como cidadãos atuantes e engajados e aos entraves políticos, econômicos, sócioculturais e infra-estruturais brasileiros, nos propõe ao modelo democrático que está em vigência.

Longe de ser a Democracia que precisamos para alavancarmos de vez o nosso desenvolvimento e resolver todos os nossos problemas e défícits, mesmo assim, a conquista da República Federativa do Brasil foi um passo para que o Brasil fosse de fato comandada pelos brasileiros, mesmo sabendo que, num sistema internacional, torna-se necessário estabelecer relações e parcerias com os outros países, como também, submeter-se às regras internacionais. Cuba é um sinal claro e clássico da resistência socialista e, mesmo capengando, vai impondo aos seus filhos embargos e represálias político-econômicas das grandes poenciais mundiais, sob o comando do "Tio Sam".

- "Se essa atitude cubana é uma forma de manter nacionalidade cubana viva e preservar a sua identidade enquanto nação, por outra, manter-se a margem do contexto internacional o faz não acompanhar o progresso que as relações comerciais e culturais e a tecnologia trazem."


No tocante à liberdade política e cidadã, algo que ao meu ver é uma conquista fundamental, não se basta apenas conquistá-la, mas, saber usufruí-la da melhor forma possível em prol da qualidade de vida e cidadania dos brasileiros e do desenvolvimento do país, desenvolvimento esse que se diferencia do slogan positivista da nossa bandeira: "Ordem e Progresso"; onde a ordem suscinta um gerenciamento nos moldes conservadores e tradicionais de comando.

O Brasil que se propõe como o país do futuro, há gerações e gerações, precisa superar o estigma e o reflexo seculares e seguir adiante a partir de uma postura séria e ética, sem ficar passível diante da impunidade e da corrupção que nos entrava.

Quanto a data, não percamos mais tempo em feriados comemorativos e arregacemos as mangas, porquê o tempo urge e as nossas necessidades mais urgentes também.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."