domingo, 14 de novembro de 2010

A BOMBA do final de semana



- "Apavorado!!! Eu tô de queixo caído!!!"



Hoje, o meu melhor amigo descobriu que estava sendo traido e, da pior forma possível, deparando-se com a prova material da traição - Diante dos fatos, não há argumentos e nem justificativas para tamanha covardia. A ogiva do impacto é triplamente devastadora quando não se cogita essa hipótese, apesar de alguns sinais serem ignorados ou não muito bem compreendidos.

- "O que eu tenho com isso?!!!"


Embora, a traição não tenha sido diretamente comigo, amigo que é amigo, acaba tomando partido do outro, nada mais natural. E confesso: "Apesar de ter acontecido com ele, a sensação foi como se tivesse acontecido comigo. É impossível não me colocar na situação dele, afinal de contas ele não é o meu melhor amigo em vão". Infelizmente, eu não posso fazer nada de concreto por ele, a não ser escutá-lo, apoiá-lo na medida do possível, sem passar a mão na cabeça dele, e dar a minha opinião de amigo.

- "Porém, eu não irei colocá-lo na berlinda, pensaremos na situação em si."


Quando uma situação dessas acontece, não adianta muito apontar erros e culpados, pois, erros e culpas ambas as partes possuem, por se tratar de uma parceria, de uma relação à dois. Ascensão e derrocada são méritos e desméritos compartilhados, não há como ignorar isso. Entretanto, para ter se chegado a esse ponto, uma terceira pessoa está envolvida e adentrar no meio da relação, é porquê já havia a brecha para isso, mesmo se ainda não era tão evidente assim - Ninguém ocupa um espaço se não estiver disponível.

Mas, o mal já foi feito, o extremo do desrespeito e da ruptura da confiança também. Agora, é tentar colocar as idéias e os sentimentos em ordem aos poucos (há todo um processo a ser construído), apesar de toda a dor física e emocional e a sensação de tempo perdido, uso e injustiça, e definir o que precisa ser feito depois daí: Permanecer ou Continuar?!!!

- "Trata-se de uma escolha particular, só quem vive a situação pode escolher, afinal, cada um sabe onde o calo lhe aperta o dedo. Eu sei o que eu faria e como eu reagiria e você?!!!"


Sinceramente, sinto muito por esse meu amigo, mas, algumas experiências são inevitáveis e faz parte do nosso crescimento pessoal e psicoafetivo. No terreno das hipóteses, seria maravilhoso que ninguém conhecesse o desabor de uma traição, mas, ..., o "se" só reside no mundo das idéias, pois, no mundo real, a realidade é bem diferente. Acontece e ninguém está imune de experimentar esse desabor e cruzar com personas tão sórdidas em nosso caminho ou quando a circunstância e o desejo nos transformarem em os sórdidos da vez.

Se você não quer ser traído, não se relacione, simples assim. Mas, sempre essa espada afiada estará sobre as nossas cabeças, pois, esse risco eminente sempre existirá em se tratando de sentimentos humanos. É muito fácil se colocar na situação excludente: "Eu nunca faria isso!!!" Será mesmo?!!!

Algo jamais pode ser esquecido para quem quer se relacionar: Quando a gente se relaciona com alguém, não estamos apenas lidando com o seu melhor (apenas as qualidades afloradas) e tudo aquilo que nos remete ao prazer (o toque, o beijo, os planos em comuns, as afinidades), mas, também, uma série de nuances emocionais que interfere na construção dessa relação. Lidar com as limitações, as crenças, as expectativas, as lacunas, os desejos e os pecados capitais do outro é extremamente delicado, podendo ir de um extremo ao outro ("I love to hate you"), e assim sempre haverá o risco de você se deparar com o lado "Hide" dele(a).

Também, eu não acho muito inteligente a busca obsessiva de respostas para as seguintes perguntas, desde que você esteja preparado(a) para escutá-las e disposto(a) a compartilhar seus erros e culpas (cada um se torne responsável pela parcela que lhe cabe):



Será que eu mereço?!!!



Intimamente, ninguém acha que mereça ser traido. Emocionalmente, também não. Mas, ao se fazer essa pergunta, você se coloca na posição de vítima e de coitadinho(a). É assim que você quer ser considerado(a)?!!! É assim, que você vai comandar a sua vida afetiva?!!!

Pra mim, nem se trata de merecimento, porquê, por definição, merecimento é associado às coisas boas. Vamos dizer que você foi envolvido nesta situação e ela pode não ser tão justa para você. Mas, sempre é injusto para quem se doou e fez a sua parte.

- "Você se doou?!!! Fez a sua parte?!!! Ótimo, você pode estar com a sua consciência tranquila. E essa foi a sua paga?!!! Azar de quem não soube te valorizar. Pelo menos, você se livrou de uma boa e grande bisca(te)!!!"



Onde foi que eu errei?!!!



Bom começo, pelo menos, você também admite que contribuiu para o resultado final. Errar nem sempre é trair também. Pode se errar de outras maneiras. Lembre-se que você está sobre o júdice do outro e pode ter mexido em departamentos alheios (expectativas, desejos, frustrações, mimos...) que não deveria ter mexido.

Agora, você quer saber dos seus erros para quê?!!! Para se martirizar?!!! Ou para tentar consertá-los numa próxima vez?!!! Se for esse segundo caso, ótimo, nada como tentar modificar tudo aquilo que nos limita e deprecia, desde que, seja uma mudança intrapessoal.

- "É muito comum a gente buscar mudanças tão e somente para agradar o outro. Mas, se não for uma mudança por você e pra você, isso não adiantará e ela poderá se voltar como arrependimento tardio, por não ter isso sincera e verdadeira consigo. Quem muito se anula e vive em função do outro, esquece de si mesmo e não saberá compreender e atender as suas próprias necessidades."


Será que eu devo perdoar?!!!



Só você poderá respondê-la?!!! O que é que está em jogo?!!! Você delega a sua felicidade nas mãos dos outros?!!! Apenas, me limito a dizer: "Se é para perdoar, que seja de "coração" e não apenas uma palavra dita para tentar preservar uma relação em crise e negá-la. Sim, esquecer o fato (Você consegue essa façanha?!!!)".



Será que eu devo me vingar?!!!


Sua natureza é vingativa?!!! Então, mãos a obra!!! Mas, se for se vingar, que seja à altura, sem passionalidades, por favor!!! Porém, não se esqueça, você estará se nivelando tal e qual e pagando na mesma moeda. Mas, quem está ferido e magoado, o orgulho não está interessado nisso e só se satisfaz perante a vingança realizada, mesmo perdendo a razão que está ao seu favor.

- "Por isso, nunca subestime a ira de uma mulher ressentida, estas são as mais vingativas e sabem atingir nos pontos fracos, com maestria!!! E a ira das bis também."



Como fazer para me superar?!!! Esquecer?!!!


Não tem uma regra padrão e o tempo varia de pessoa para pessoa. Alguns demoram mais, outros menos, uma parte consegue virar a página, outra fica eternamente presa a essa página, enfim, a minha regra é: "Manter-me distante de todas as formas que eu puder estar, afinal, eu defendo a tese de que para se esquecer é preciso distância e romper todos vínculos".



Entretanto, apesar da delicadeza e da polêmica que esse assunto traz, é muito difícil para quem está enfrentando. Também já passei por isso, não tenho vergonha nenhuma de mencionar, porquê não fui eu que "aprontei". Mas, como eu reagi?!!! Paguei na mesma moeda, naturalmente - Olha que eu até tentei não dar o troco, mas, o meu orgulho e a minha vaidade falaram mais alto. Minha natureza é vingativa, eu preciso dizer mais alguma coisa?!!! rs...

- "Se eu me arrependi?!!! De forma nenhuma, faria de novo!!!"


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Mas, se eu conheço bem o meu amigo, a vingança dele será maligna!!! Aliás, nesse momento, já está sendo posta em prática!!! rs...

- "Amém, Desejo... Amém!!!"

4 comentários:

jR disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amigo,

Você é simplesmente PERFEITO!

Falou e disse tudooooooooooo.

Quanto a vingança, não tem nada melhor, não é mesmo? Então eu sou daqueles que também paga com a mesma moeda - e de preferência com juros e correção monetária (e detalhe: juros e cheque esquecial kkkkkkkk).


Mas infelizmente a vida nos ensina que ninguém merece nossa confiança. E pq queremos ser diferente? Pq ta na nossa essência? ah... confersa fiada! A gente muda essa essência.

E o lema - já dizia o Rei Roberto Carlos: "Triste quem me tiver depois de você".

Dan... disse...

Amigo, talvez, não seja a nossa essência que mude, porquê no fundo, mesmo que magoada, ela continua ali, mas, a gente passa a se adaptar (melhor revoltar-se) a dor, a desilusão, a sordidez humana.

O grande desafio é não se corromper a "merda" feita e ir reproduzindo por aí, a torto e a direita, irresponsavel e vilmente, o que fizeram contra nós.

Traição é traição PONTO. Mas, entre trair deliberadamente por ausência de caráter é uma coisa (abominável até) e "dar o troco" é uma resposta compreensível de quem está magoado, anestesiado (sem anestesia) e sentindo-se o último dos últimos.

Mas, uma coisa eu acredito piamente: Aqui se faz, aqui se paga!!! E se fez por merecer, assuma as consequências dos seus atos.

Mas, a melhor vingança, depois do revide, é a Lei da Insignificância - Ignorar totalmente, porquê o silêncio e a indiferência doem muito mais do que qualquer palavra dita num momento de fúria e se perdeu no tempo e ao vento.

jR disse...

LEI DA INSIGNIFICÂNCIA... Esse é o lema!

sei que vai ser duro, que vou sofrer tb, mas eu tenho aquela fotinha pra alimentar o meu ressentimento e terminar de apagar qualquer faisquinha de fogo que ainda insista em surgir das cinzas.

14 de novembro de 2010. Vamos ver daqui a um ano como estarei.

Dan... disse...

Ai amigo, daqui há 1 ano, você vai olhar para atrás e sentir como se essa história fosse tão antiga... tipo a notícia do jornal de ontem que embrulhou o peixe.

O tempo é o senhor da razão e cura até mesmo a pior das dores!!!

E, quanto a "fotinha", só não vá ficar debruçado sobre ela se martirizando!!! Alimentar e remoer sofrimento é perverso!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."