sábado, 20 de novembro de 2010

Aparentemente fútil, PORÉM filosófico




"Eu não quero promessas.
Promessas criam expectativas e
expectativas borram maquiagens e
comprimem estômagos. Não, não e não.
Eu não quero dor. Eu não quero olhar
no espelho e ver você escorrer,
manchando minha cara bonita".



- "Jogando fora toda a futilidade presente na frase, existem grandes verdades nela!!!"


- "Grandes verdades até nas futilidades amigo...qual foi a mulher que nunca viu sua maquiagem borrada no espelho por causa de uma decepção qualquer??? E essa cena só aumenta a dor...é como se demonstrasse com imagem os sonhos escorrendo e se transformando em nada...Aii tão deprimente isso..."


- "Ai amiga, tão profunda as suas palavras... Não havia me tocado para esse olhar feminino..."


- "Insensível! humf!" rsrs


- "Mas a filosofia que existe por detrás do ato de maquiar me passou batido... Perdão, mas, de fato, eu não tenho nenhuma intimidade com esse ritual... Insensível, insensível e insensível!!!" :(

- "Está perdoado Dan!"
kkkkkkkkk


- "Mas, vou refletir sobre essa filosofia... até que dá um ótimo post!!!"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

- "Neh???"


Como promessa é dívida, cá estou eu postando sobre a filosofia feminina implícita no ato de maquiar. Uma forma também de me redimir pela minha falta de tato masculino para com o universo feminino. Meninas, perdoem-me!!! A prática e objetividade masculina também são cruéis.

Embora, atualmente, esse ritual seja essencialmente feminino, nos primórdios, era uma prática mais do que comum e exclusiva entre os homens - a realeza medieval, sobretudo na corte francesa, se adornava para ocultar as olheiras e as marcas de expressões dos reis que se acabavam nas orgias reais e ostentar as posses materiais e a tradição familiar, como também os chefes das tribos para festejar as graças concedidas pelos seus deuses e os seus rituais de pajelança.

No entanto, se o ato de maquiar é associado à futilidade feminina, tratando-se de um preconceito sob uma perspectiva machista, só sendo uma mulher para saber o que esse ato representa em sua vida. Se aparentemente fútil, um atributo para à vaidade, não podemos esquecer que essa ferramenta estética e de sedução, levanta a auto-estima da mulher, onde, no mundo ocidental, a sua imagem é sempre tão exigida e bombardeada em todos os níveis, exigindo dela sempre um padrão de beleza e social, muitas vezes, colocando-a como apenas um mero objeto de uso e fruto masculino e de mercado.

Como essa querida amiga mesmo contemplou apropriadamente, a elaboração psicoafetiva associada à maquiagem, quando ela se desfaz, borra, é o símbolo da derrocada dos seus sonhos, sejam eles pessoais, familiares, amorosos e profissionais. Existem grandes motivações maquiadas num rosto feminino, nem sempre tão e meramente fútil e vaidoso quanto se pode supor, mas, que infelizmente, a insensibilidade masculina é incapaz de alcançá-la e elas permanecem maquiadas, ocultas, por detrás do "make up". Uma verdade ou muitas verdades ocultas (sonhos, expectativas, planos, crenças, convicções, ...) atrás de uma aparente "máscara multicor pintada".

Meninas, quantos sonhos e planos foram retratados naquela maquiagem que se borrou?!!! Só vocês sabem o que cada retoque ou borrão significou. Quantas ansiedades e inseguranças maquiadas, heim?!!! Mas, a cada retoque feito, a cada remaquiagem, também significou um recomeço, uma transformação, uma lição aprendida.

Quantos amores foram borrados?!!! Quantas exigências?!!! Quantas sensações de fragilidade e impotência?!!! Enfim, o quanto de vocês foi borrado, apagado, retocado, refeito. A vida é assim, um constante maquiar. Porém, nunca se esqueçam: Assim como surgem as novas tendências e cores à cada estação, surgem também novas esperanças e possibilidades, cabendo a cada uma de vocês a missão de se adequar a cada uma delas conforme aos seus tipos e potencialidades.

- "Então, girls... Não deixem a peteca cair, se cair, jogue-a para o ar, novamente, quantas vezes forem necessárias... Se a maquiagem borrar, refaça-a, não por ele ou por quem quer que seja, mas, por vocês mesmas!!!"

3 comentários:

Mary Simples Assim... disse...

Linduxoo meu amigo... Perfeito! Vc conseguiu realmente captar a alma feminina nessa seu post tão bem escrito.
É exatamente assim que nós mulheres nos sentimos. A maquiagem serve não apenas para nos deixar mais bonitas, mas também mais confiantes para encarar nossos desafios diários, nossas inseguranças, nossos medos. A maquiagem trás mto mais histórias do que se possa imaginar. Disfarça as olheiras das noites mal dormidas pensando naquela conta para pagar, disfarça a decadência de uma noite de "orgias" e bebedeiras, disfarça os olhos inchados de tanto chorar por um amor não correspondido ou por uma desilusão com aquele amigo que nem era tão amigo assim...Enfim, são tantas as funções dessa nossa amiga inseparável e essencial...E quando ela se borra e por algum motivo a vemos escorrendo pelo rosto, com ela estão indo embora os sonhos, os planos, as ilusões. Ou talvez não...Talvez com ela esteja indo embora a saudade de alguem que se foi e retornou, esteja indo embora a espera daquele sonho que enfim se realizou, esteja indo embora os dias de solidão. E quando é assim é mto bom ve-la se dissolvendo porque é como se você estivesse se despindo das roupas velhas para troca-las por outras novas e coloridas, Nesses momentos meu amigo, ela vai morrer tímida no canto dos lábios que sorri já se preparando para um novo batom e um novo recomeço, pq afinal todo recomeço seja por algo ruim que se foi ou algo bom que está chegando, sempre merece uma nova e bela maquiagem.
Te amooo meu amigo querido!!!

Dan... disse...

Belas palavras linduxa... Você precisa retomar o seu blog com urgência!!! Tenho certeza que você iria escrever posts maravilhosos, refletindo essa sua fase tão inspirada!!!

Guria, mãos à obra!!! ;)

Mary Simples Assim... disse...

Dan, eu até que tenho vontade, mas aiii tãoo sem tempo amigo... é correria demais no meu dia a dia...
Mas qualquer hora dessas quem sabe, hehehe


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."