domingo, 10 de outubro de 2010

A implacável ação do tempo



- "Ôooooooooo-PA!!! De onde "você" apareceu que eu não havia te percebido antes?!!!"





Não tem jeito, faz parte da vida: Todo dia a gente vai envelhecendo e morrendo mais um pouco, só basta nascer. Nada contra amadurecer, é claro que ele tem os seus pros, mas, ainda é um grande tabu para a nossa ocidentalidade. Ainda se faz qualquer negócio e sacrifício para retardar o envelhecimento e encontrar o elexir da juventude.

Se existe eu não sei, mas, com o passar dos tempos e a modernidade científica, a medicina reparadora e estética está conseguindo milagres, não apenas melhorando a qualidade de vida e saúde e dilatando a perspectiva de vida. Mas, mesmo assim, só dá para atenuar alguns traços de expressões e flacidez cultânea. Não tem para onde correr, quem conseguir ultrapassar a linha média da vida, vai envelhecer.

- Ter 50 anos hoje, não é mais ter 50 anos na idade dos nossos pais-avós, a aparência estética mudou significativamente. Amém, Desejo... Amém!!!"


Mas, quando se passa dos 30, ai, ai, ai, ai mesmo que a ficha começa a cair: Balzacs, nós estamos caminhando para a maturidade sim, se não na mentalidade (é fato, homens demoram para amadurecer afetivamente), com certeza, fisicamente já estamos lá e mostrando sinais públicos e notórios.

Se não bastasse alguns pezinhos de galinha já começando a aparecer, a pele já começa a não é mais ser tão viçosa e lisinha, o surgimento das primeiras dores nas articulações e a presença dos fios brancos (que não deveriam aparecer tão cedo e, muito menos, estarem aonde estão e, as vezes, em lugares impróprios), a resistência física muda, refletindo o nosso metabolismo mais lento, como também, a redução da nossa resistência às farras e à bebida. Todo aquele gaz, garra, disposição e despreocupação quando tínhamos 20 e poucos anos vai diminuindo, sumindo, se apagando... Claro, que a jovialidade depende de indivíduo para indivíduo, pois, tem muito a ver com a nossa cabeça, com o que pensamos.

- "O surgimento da barriguinha e das formas mais arredondadas como pneuzinho lateral... ai, ai, ai... vamos pular essa parte. Só muita dieta, malhação e esporte para transformar essa realidade."


E aí?!!! Como abrir mão do choppinho do final de semana?!!! Do prazer da mesa farta?!!! Como driblar a preguiça e o sedentarismo e não se entregar à vontade de evitar a fadiga a todo custo, de preferência, espalhado no sofá, sem hora e sem preocupação, ou tomando água de coco geladinha (vivenciando na prática a cena "sombra e água fresca") ou fazendo a sesta da tarde?!!!

Éh, meus bons, ninguém atravessa a linha da vida e do tempo impunimente ou consegue evitar por muito tempo o amadurecer físico e psicológico. Talvez, se deparar com a transformação fisíca seja o pior impacto, principalmente quando a imagem não condiz com o espirito. Sem mencionar que os reflexos corporais estão mais lentos, os lapsos de memória, ...

- "Ai, ai, ai... parou!!!"


Não vamos mais elencar a decrepitude física, mas, exaltar o momento em que estamos mais seguros de nós mesmos, de quem somos, o que queremos. Acredito que o ganho maior seja auto-confiança e o amadurecimento emocional. Pelo menos, eu escuto as seguintes frases feitas: "A vida começa depois dos 40", "Ah, se eu tivesse a experiência de hoje quando eu tinha 20 e poucos anos", "sim, eu estou mais maduro(a) e decidido(a)", ... Será mesmo?!!! Sem pressa, quando eu chegar lá, eu descubro.

- "Embora, o maior de todos os pros ainda é a experiência adquirida no decorrer da longa estrada."


Quem foi emocionalmente frágil e inseguro aos 15, depois aos 20 e poucos, continua aos 35, dificilmente chegará muito diferente aos 40, há não ser, que a vida tenha dado uma baita lição. Hábitos comportamentais e afetivos nos acompanham por uma vida toda.

Enfim, não dá para fugir dessa certeza da vida, apenas aceitá-la com equilibrio e amaducer com qualidade de vida, saúde física e emocional. Essa transformação física não é exclusivista ou restritiva, muito pelo contrário, é totalmente democrática, chegando para todos, aceitando ou não, debatendo-se ou não. Dribla-se, mas ninguém consegue escapar da implacável ação do tempo.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."