segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para ser amado, será que isso basta?!!!



Uma temática tão sentida, tão debatida, tão cantada e decantada... Ora, parcial ou integralmente um exercício solitário, ora partilhado, mas, não tem jeito, faz parte de nós e sempre há uma nuance a ser destaca.

A icognita afetiva da vez é: "Para ser amado, será que isso basta"?!!!


Para ser amado...


... Basta apenas e simplesmente ser belo?!!!

Se bastasse, não existiria tantos "lindos" solteiros, carentes e à procura e "feios" acompanhados e vice-versa;


... Basta apenas ter dinheiro no bolso?!!!

Se bastasse, também não existiria "ricos & magnatas" achando que podem comprar afeto, quando na verdade, apesar de todo mundo ter o seu valor, uns mais baratos, outros mais caros, outros vendíveis por tão pouco, outros por "quase-nada", afeto não se compra, se doa;


... Basta apenas ser um profissional competente e uma carreira profissional sólida?!!!

Se bastasse, não existiria desempregados comprometidos e nem profissionais bem sucedidos solteiros;


... Basta ter merecimento?!!!

Se assim fosse, bastaria ser um bom cristão para ser abençoado por Deus e ter esse merecimento. Mas, a tanta gente que não merece (ou supomos assim) que estão aí partilhando de uma vida a dois;


... Basta ser inteligente?!!!

Apesar de inteligência ser um afrodisíaco e um pré-requisito básico, pelo menos para mim, se bastasse, os burrinhos seriam excluídos automaticamente, mas, ..., na prática não é assim.



Talvez, não basta apenas SER ou TER ou SER e TER, ou todos aqueles chavões que nós damos para acalentar os corações dos mais carentes e justificar as suas solidões: "A pessoa certa, na hora certa, no lugar certo"; como se o amor ao surgir fosse pontual - Nunca será para aquele que o espera e o deseja vivenciá-lo sedentamente.

O que bastaria então?!!! O encontro de almas. Longe de todo aquele blá blá blá exotérico e religioso. Alma no sentido de duas subjetividades que se encontram, partilham das mesmas vontades (ou boa parte delas) e comunguem em partilhar um caminho juntos. Isso sim, me parece mais justo e justificável, sem hipóteses absurdas e dogmáticas.

Nem sempre querer é poder e ser amado seja uma prerrogativa certa. Há quem tenha passado por essa existência, sem nunca ter sido amado (pelo menos, da forma como gostaria e achava que deveria) e ter experimentado o amor (apenas pequenas e devastadoras viroses sintomáticas de paixão e de desilusão).

Será que é sorte?!!! Sina?!!! Acaso?!!! Destino?!!! Se é ou não, são fundamentos muitos excluístas e poucos democráticos. Será que o amor é democrático?!!! Feito para todos?!!! Pode até ser na teoria, já na prática...

Não bastaria ser tudo, se assim fosse, teoricamente, o mais perfeito dos homens e das mulheres se encontraria e seriam felizes juntos, propagando a sua felicidade e o seu amor bem sucedido para os 4 cantos do mundo e eu e você, todos nós, os conheceríamos e saberiamos qual exemplo a ser seguido. Mas, será que esse casal extremamente perfeito existe?!!!

Talvez, seja o casal das imperfeições combinadas que se adaptaram um ao outro, se respeitam e aprenderam a construir a felicidade juntos. Deve ser isso?!!! Mas, de todo jeito, essa aprendizagem não é fácil e há passagens tortuosas para se chegar até ela: Enfrentando, batalhando e vencendo os desamores, as ilusões, as expectativas e as vaidades humanas.

Tão fácil, não achas?!!!

O fato é: No meio disso tudo, a resposta mais visual sempre nos aponta o que "não basta" e a complexidade que permeia essa busca. Buscá-lo ou não, acreditar ou não na sua acessibilidade e viabilidade só depende única e exclusivamente de você. Há quem continue nessa árdua jornada por teimosia e crença, há quem tenha desistido (pelo menos em discurso).

Mas, com certeza, não é apenas a beleza, o status, a realização profissional e pessoal, o merecimento e a sorte que irão garantir os 100% de possibilidade que isso irá acontecer. Independente da nossa vontade, pode acontecer ou não. Tal encontro não é uma garantia, mas, sim uma possibilidade, passível ou não de concretude.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."