quinta-feira, 3 de junho de 2010

A violência urbana cearense


"Fortaleza bela"?!!! Quando?!!! Como?!!! Onde?!!! "Ronda do Quarteirão"?!!! Hummm... sei. A grande verdade dos fatos é que: O Ceará de um modo em geral, principalmente a nossa capital (Fortaleza), nunca estive tão exposto ao fenômeno da violência urbana.

A bandidagem está solta pelas ruas, bairros e favelas, assaltando e matando cidadãos de bem (crianças, jovens e pais de família) e turistas a qualquer hora do dia, em qualquer ponto da cidade. Enfim, os marginais nunca agiram de forma tão livre, leve e solta e impune. Morre-se jovens nas periferias de Fortaleza todos os dias. Mata-se por nada, até por R$ 5,00, a vida nunca esteve tão em baixa como nos dias atuais.

Como se não bastasse o desemprego e os baixos salários, o craque toma conta da cidade, intensificando as chacinas e as rivalidades entre as gangues, onde disputam as bocas de fumos e o controle das favelas. Instalou-se por aqui um estado de caos e medo, deixando-nos frente a frente com a insegurança.

Claro que a violência por aqui, não é um evento recente, mas, o poder público atual, governo e prefeitura, nunca foram tão ineficientes nessa área. Além do despreparo policial, muitas vezes, mediados pela falta de estrutura para trabalhar (baixos salários, ausência de equipamentos, despreparo das ações policiais no combate da violência), os marginais nunca estiveram tão ousados, enfrentando a polícia de igual para igual.
- "Exagero?!!! É só acompanhar os noticiários locais e as reportagens dos jornais para constatar o caos em nós estamos vivendo. Ficar "dando sopa" nas ruas é pedir para ser no mínimo assaltado, isso, se você conseguir voltar para casa são e salvo."


A violência urbana no Ceará está irremediavelmente crescente, deixando-nos cada vez mais impotentes e a mercê dos eventos violentos. Aonde iremos caminhar?!!! As autoridades competentes em conjunto com a polícia militar e civil precisam adotar estratégias urgentes e eficazes para conter a barbárie que está batendo as nossas portas, sem mencionar, que ela nem bate mais em nossas portas, já invade - nem os condomínios residenciais mais abastados estão sendo poupados.

- "Aos que votaram nestas autoridades que estão em vigor, nas atuais gestões, não se limitem ao ato cidadão do voto em períodos eleitorais, mas, façam jus aos seus votos, cobrando respostas e soluções já. Do jeito que está, nós não podemos ficar."

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."