terça-feira, 1 de junho de 2010

A Copa do Mundo vem aí...



A copa da África do Sul mal começou e a nação verde e amarelo já vive em função do evento (comércio, turismo, mídia, dia-a-dia), da performance da seleção canarinho e na possibilidade do hexacampeonato. Será que dessa vez vai?!!! É algo que só sabaremos após a estreia da seleção brasileira contra a Korea do Norte (15.06.2010) e no decorrer do torneio.

Porém, algumas questões precisam ser pontuadas:


1. Convocação da Seleção


Não adianta mais chorar pelo leite derramado ou ficar especulando quem o Dunga convocou ou deixou de convocar, enfim, essa é a seleção que nós temos, sem "Ronaldos", sem "Imperador" e sem "os meninos dos Santos". Quando a seleção estiver em campo, é essa que irá nos representar, então, críticas dessa natureza são descartáveis e inúteis;


2. Futebol Arte


Por mais que a "Pátria de Chuteiras" exija o futebol arte, jogadores com garra e brio e fazendo passes e finalizações geniais, fenômenos assim, como a seleção brasileira de 70, são acontecimentos únicos, não são tão fáceis de serem repetidos ou reproduzidos - Outras copas nos ensinaram isso.

Infelizmente, um time repleto de craques, nem sempre, conquista "canecos", lembra-se a seleção de 82?!!! Era um timaço e fracassou... Desclassificação que me causou muitas lágrimas na época.

Naturalmente, que nós torcemos para o Brasil ser bem representado em campo e a seleção dê um show, mas, não podemos esquecer que o futebol mundial evoluiu e existem outros países tão capacitados quanto nós. Por isso fica o grande dilema: Jogar bonito e irreverente e perder ou jogar tecnicamente e ganhar. Qual você prefere?!!!;


3. O clima de "JÁ GANHOU!!!"


Nem sempre favoritismo é um prerequisito fundamental para se ganhar uma Copa do Mundo. Só se conquista, jogando. Favoritismo só serve para acomodar aquelas seleções pretenciosas e jogar o fardo nas costas do favorito, pois a responsabilidade é maior e amedronta.

Embora, a seleção brasileira seja uma das principais favoritas e por mais que nós almejemos o hexacampeonato, nós não podemos subestimar as outras seleções, principalmente aquelas que sempre nos dão grandes trabalhos para vencer: Argentina, Itália, França, Holanda e Alemanhã. Sim, e a comentadíssima Espanha.

No cenário futebolístico atual, jogar de "salto alto" é um perigo e, o que nós precisamos é de FOCO, pois, todo jogo da seleção sempre é um sofrimento mesmo, não tem jeito.


Por isso, que venha a copa e a festa... Que a seleção brasileira faça jus a nossa torcida e faça por merecer cada vitória até o "hexa", independende da seleção que ela precise vencer para alcançar o objetivo final. Porém, não adianta se preocupar com o fim, sem se preocupar com os meios para torná-lo campeão.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."