sábado, 8 de maio de 2010

Trilhando a dualidade da Incoerência


Prima-se tanto pelo bom senso e não há nada de errado nisso, onde, muitas vezes, nós nos esquecemos que a incoerência faz parte da natureza humana, justamente por ela ser, nada mais, nada menos, do que o reflexo do instinto animal inato do homem, representado em fantasias, desejos, vontades, taras e corrupções. Se não fosse tão animalesco assim, torpe, vil e sem limites éticos e morais, ele não se chocaria diretamente com as regras de conduta e os padrões sociais. Assim, ao meio de um caos moral e estrutural, a liberdade humana irrestrita e instintiva se contrapõe as normas de condutas que darão sentido e ordem ao nosso modo de ser, sentir, agir e pensar.

- "Para a perspectiva da ordenação social, o pensar deve vir antes do ser, do sentir e do agir, pois, ele será o norteador dos demais. Por isso, nessa pretenção de dar retidão ao homem é o que faria dele um ser racional. Todavia, por padrões éticos e morais e regras sociais estarem a margem do julgamento subjetivo pessoal e particular de cada um de nós, alguns são mais racionais do que outros, alguns são mais amorais do que outros."


Essa própria dualidade já gera o próprio caos, a própria contradição. E essa contradição é externada através dos nossos princípios e das nossas condutas, sendo visíveis nos sites de relacionamento - lá, é um ambiente propício para você observar a contradição humana em sua forma bruta através de desencontros de pensamentos, de intenções e de sentimentos. Verdadeiros absurdos que colocam a prova os conceitos do que é certo ou errado, do que é permitido e aceitável ou condenável, do que arcaico ou moderno, do que é evolução e retrocesso.

- "Nunca houve tanto desencontro afetivo desencadeado pela incoerência humana, onde, corações puros e inocentes se deparam com corações dilacerados e invenenados; o desejo romântico de construir uma relação séria e duradoura se depara com o desejo carnal e depravado do mero e abjeto "fast-foda"; educações de diferentes níveis se encontram, porém se repelem pela ausência de afinidade e harmonia; enfim, uma desordem completa de buscas. Pretende-se achar um objetivo comum e, ao meio disso tudo, encontra-se não o buscado, mas, o perdido - sempre se perde alguma coisa: um conceito, um sonho, um desejo, um sorriso, uma lágrima, uma sensação, uma ilusão..., não dá para se passar imune por eles."


Os comportamentos incoerentes acabam por desvirtuar a filosofia dos sites de relacionamento, que busca aproximar as pessoas num objetivo comum, essencialmente afetivo e durador, e propagar a cultura do relacionamento aberto, onde ninguém é de ninguém e muitas pessoas se relacionam entre si, sem nenhum compromisso e responsabilidade. O elo comum seria apenas o "fast-foda": transar, transar e transar... gozar, gozar e gozar... trair, trair e trair... desrespeitar, desrespeitar e desrespeitar os seus relacionamentos fixos anteriores e atuais. A incoerência não é apenas um desmérito dos solteiros, mas, principalmente dos comprometidos (namorados, companheiros e casados).

O desejo de construir uma relação é negado para que os incoerentes possam agir como se fossem apenas animais no cio, sem envolvimento afetivo algum. Por acaso, você é uma máquina de fazer sexo?!!! E os seus sentimentos ficam onde?!!!

- "É a proposta absurda do desrelacionamento. Do culto ao relacionamento efêmero, banal e descartável. Isso me dá nauseas."


Embora, eu seja um defensor ferríneo dessa condição consciente em prol do bom senso e do relacionamento sério e duradouro, eu não posso ignorar as minhas incoerências, pois, cada um de nós tem as suas próprias, porque se não, não seríamos humanos, mortais e imperfeitos, mas, mesmo assim, eu procuro não ir contra os meus princípios e nem me render a sordidez que eu me deparo todos os dias. Noto que existem incoerências piores do que as minhas, muito piores, mas, em momento algum, eu me proponho a reproduzir a cultura virtual do "fast-foda" e usar os outros como meros e descartáveis objetos sexuais.

- "Eu me nego em ser entretenimento sexual para quem quer que seja, mesmo correndo o risco inicial de não perceber que eu faço parte de um joguete, porém, ao percebê-lo, rompo com esse ciclo vicioso."


Se, aos olhares alheios, as minhas incoerências podem aparentar momentos de indecisão, com certeza, não são, pois eu sei muito bem o que eu quero e rege a minha busca subjetiva, no entando, podem ser tentativas experimentais para alcançar o meu objetivo, sem a intenção estratégica e deliberada de usar pessoas com esse fim. Vale ressaltar que o sentido de uso aqui não é um uso maquiavélico de quem usa e joga fora, por desvalorizar a outra parte e não ter nenhuma intenção de construção a que não seja gozar, mas, caso haja uma ruptura na relação foi por falta de sintonia, compatibilidade de interesses e sentimentos mais profundos. Sem elo não tem como construir alicerces sólidos.

- "Até a questão da tentativa, se percebida como uso, também retrata uma contradição, porém, depende de como você a aplica nas suas ações e intenções. Algo tão complexo que está no limiar entre o céu e o inferno, do acerto e do erro, perpassando pelo ponto de vista de quem está analisando."


Diria até que a relatividade pressupõe a incoerência, já que ela pode ser considerada incoerente ou não pelo olhar crítico do seu observador. Mesmo tendo regras claras e objetivas, ainda assim, ainda é uma questão de opinião. O que de repente pra mim é incoerente e absurdo, pois ferem e ofendem os meus valores e crenças, para você pode não ser e vice-versa.

Quantas incoerências pois não?!!! Mas, infelizmente, é nesse terreno que nós temos que construir alicerces para construírmos as nossas relações, cada vez mais passageiras e vulneráveis. Enfim, nós estamos na mesma situação, trilhando a dualidade da incoerência humana e dos seus comportamentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ouso afirmar que esse é um dos textos mais bem escritos que eu já li! São tantas verdades expressadas em poucas palavras... É meu amigo, nem sempre o que tem qualidade é compartilhado pelos demais, enquanto quê, tantos outros pseudos intelectuais são idolatrados por um séquito de ignorantes, você, com uma mente e pensar tão expressivo e realista, é acompanhado por poucos. Mas se tem uma coisa que eu aprendi é que nem sempre quantidade representa qualidade. Enfim, continue escrevendo, tenho certeza que quando não puder mais, na posteridade, talvez sua fala seja uma luz, assim como é para mim.

Dan... disse...

Obrigado pelas palavras lisonjeias e o apoio e a confiança que você me brinda. Mas, eu posto pela satisfação pessoal de postar e, quando se faz assim, números de seguidores não é importante. Até mesmo porquê, eu nem faço propaganda e divulgação do "meu mundo". Quem parar por aqui, que seja por acaso, simples assim.

Quanto ao texto, passaram-se 7 anos e ele continua tão atual, tão eu.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."