terça-feira, 20 de abril de 2010

Engana-se quem quer...



Talvez ou não, eu possa ser muito brusco com o que eu vou registrar neste post, mas, ... ENGANA-SE QUEM QUER.

Numa época em que ter palavra e nada é a mesma coisa, pois, existe uma parcela da população que usa milimetricamente a palavra dada em seu favor e até calculada, sobretudo no jogo da sedução (e é natural que o faça, porque quem joga jamais quer perder, nem que uma partidinha rápida), besta daquele que acredita em tudo o que é dito tal e qual. Tudo bem que você pode me questionar: "Dan, e o benefício da dúvida?!!! E o voto de confiança?!!!"

Certo, concordo, até porque dar uma chance torna-se necessário sim, mas, acompanhe o meu raciocínio: O voto de confiança não é acreditar cegamente em tudo o que é dito, ingenua e credulamente, mas, sim, dá a oportunidade para ver até onde essa "brincadeirinha", esse "joguinho" vai chegar. Quem acredita em tudo, constrói um castelo de ilusões e expectativas, onde sempre ficará no vácuo quando o cometa passar, olha que nem o "Halley" será. Você faz isso?!!! ABESTADO!!! ABESTADA!!! ABESTADOS!!! rs...

Não se deve levar tudo ao pé da letra, nem a ferro e fogo, justamente para evitar: Jogue-se de cabeça do penhasco e, parvamente, você se jogar. Olha, e como tem muitos kamicases por aí e que se jogam, sem mesmo um paraquedas, mas também, tem gente que gosta de insistir nos mesmos erros, nas mesmas enrascadas de sempre. Querendo ou não, as histórias sempre são as mesmas e elas se repetem, apenas com os personagens diferentes.

É fácil colocar a culpa na sorte, aliás na ausência dela, ou colocar a culpa no outro. Mas, vem cá, o que você está fazendo para sempre atrair para si as mesmas "roubadas"?!!! No meu caso, por exemplo, existem algumas "roubadas" que eu evito, porque eu tenho a plena consciência de que jamais deixarão de ser. Mais do que mudanças estratégicas, a principal mudança é interna.

Errar, faz parte. Arriscar, faz parte. Mas, você pode adotar uma conduta mais crítica, mais na defensiva para que você não se desestruture toda vez que você errar. Mesmo com um colete a prova de balas, alguns tiros são certeiros e cravados, mas, não haverá morte, porque você está protegido. Mesmo com uma armadura de ferro, haverá o impacto do punhal, mas, não sangrará.

A questão é: não dá mais para enfrentar as relações completamente de peito aberto e a cabeça repleta de sonhos, como a Pollyanna faria - lembra-se daquela sonhadora e crédula dos livros, né?!!! Então, ser ou não uma Polly, é uma escolha sua. Mas, se conscientize-se, estamos numa guerra relacional. Jamais deve se subestimar as intenções de um solteiro, porque, com certeza, é uma caixinha de surpresas - nem sempre elas são muitos agradáveis.

Não se trata aqui sugerir que você se torne uma persona insensível e estrategista, mas, contenha mais o seu lado ansioso, não projete as suas fantasias e os seus sonhos para quem você está acabando de conhecer. O erro é justamente abrir a guarda a um completo estranho. Não queira colher as rosas antes que elas estejam preparadas para serem colhidas, caso contrário, você colocará o seu dedo nos espinhos e não adormecerá.

Nesse sentido, engana-se, quem quer... Seja colocando a própria vendo no rosto para não querer enxergar ou deixando-se engolir pela própria carência. Eu sei como é difícil não deixar se seduzir quando se está carente, mas, até mesmo estando carente, dá para você se policiar e conter a sua cabecinha, muitas vezes, fértil.

Será que você não contribui subjetivamente para que os outros te enganem?!!! É até um conselho desconfortante para dar, mas,... Confie, desconfiando... No futuro, é melhor você descobrir que fez um mal juizo de valor no inicío, por defensiva, do que sentir na própria pele que acreditou e fantasiou demais e recebeu de menos - receber demais ou de menos, fica a critério com a gula e a carência afetiva de cada um.

E para aqueles que preferem se enganar, sabendo o porquê de estarem sendo enganados, é uma escolha sua. E ninguém pode sentir pena de você (eu não sinto), porque, ao meu ver, no mínimo, você tem talento para ser masoquista. Sair ou permanecer em engodos e enrascadas afetivas só depende de um único gesto: O NOSSO PRÓPRIO, no singular.

Enfim, quer dormir no ponto, enganando-se e insistindo no próprio erro é até um direito que lhe assiste, mas, depois, não queira colocar a culpa no seu algoz e, muito menos, na Dona Vida, pois, nesta situação, só você tem a culpa por seu infortúnio, por causa da sua acomodação e ausência de uma atitude. Eu acho o Pequeno Príncipe muito surreal para o meu gosto, mas, não tem como não citar uma das suas frases célebres: Você é responsável por tudo aquilo que cativas; entonces, você é responsável sim por suas escolhas e omissões, pense nisso.
Sim, algo que eu não posso esquecer de registrar: Não ignore os sinais!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."