sábado, 28 de novembro de 2009

New Moon, eu assisti

Faça por si mesmo, foi o que eu fiz. Hoje eu fui para o cinema (sozinho) assistir New Moon e apesar das melosidades e exageros românticos que constituem um enredo romântico açucarado, eu gostei. Enquanto, boa tarde dos cinéfilos de plantão vão para vibrar com o relacionamento complicado de Edward e Bella, esperando o tão sonhado e suspirado "HAPPY END", eu vou para analisar outras nuances dessa relação e outros elementos que circundam a espécie "vampire" e "werewolf".

Antes de começar o filme, estava eu ali, alone, alone, cercado por casais teens por todos os lados (com todo aquele ímpeto adolescente de quem está descobrindo o mundo e quer se autoafirmar para o grupo - sim, eu sou o supra sumo, eu sou O CARA) e o cheirinho de salgadinho sabor camarão da poltrona ao lado. Fora isso, sobrevivi a zona inicial, embora, eu tenho que ser justo: "A turminha até soube se comportar".

Então, não vou contar o enredo do filme, mas algumas considerações importantes:

  1. O amor retratado na telinha - Todo mundo esquece que se trata de um amor adolescente (paixão em alto grau, sobretudo por se estar descobrindo o primeiro amor) de uma garota de 17/18 anos, onde cabe todo tipo de sonhos, expectativas e exageros: até o ápice de querer morrer pelo ser amado; particularmente, eu não me vejo nesse momento Jesus Cristo e doação total. Pois, galerinha mais velhinha (estão escutando meus amiguinhos de 30 anos), tudo bem querer e até compreensível querer viver um grande amor, mas, por favor, não como adolescente, sem qualquer noção de ridículo. Ooops, não posso esquecer, amar é também cometer alguns ridículos, porém, depende do que e como;
  2. Edward versus Jacob (Jake) - Sim, essa rivalidade no meu ponto de vista nem aconteceu, já que o lobinho sempre foi considerado pela mocinha como um estepe, a forma que ela encontrou para esquecer a ausência do vampirinho. Nada mais do que clichê, só o que se encontra por aí. Um amigo meu me perguntou antes da estreia com quem a Bella merecia ficaria, com o vampire ou com o werewolf, digamos que a Bella fica melhor acompanhada mesmo com o sem sal do Edward - palidamente, compatíveis.
  3. Componentes da vida vampira - Interessante a abordagem da comunidade vampirica nos dias de hoje, trazendo novos componentes (não me lembro agora de ter visto o Conselho Vampírico em outras produções, se houve, me corrijam, por favor!!!);
  4. Fotografia - Bela e sombria como sempre. Bela pelo contraste do mar com a floresta e sombria pela floresta mesmo;
  5. Desfecho - Pouco surpreendente, mas, que venha o casório e a transformação de Bella.

De toda forma, vale a pena assistir sim e dar continuação a saga romântica do Crepúsculo.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."