segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Helena, Culpada ou Inocente?!!!



Nestes últimos dias, no universo das telenovelas, está se discutindo bastante a culpabilidade da Helena (a personagem interpretada por Taís Araújo em Viver a Vida), mesmo que indiretamente, pela tetrapledia da Luciana (a personagem interpretada por Aline Morais). No meu ponto de vista, fatalidades são fatalidades e eu não a vejo como culpada - pelo menos, eu não me sentiria, já que ela não premeditou o acidente.

Nestas horas, a família precisa de um "bote espiatório", alguém para culpar, um vilão para apontar, nada mais do que compreensível, justamente porquê os envolvidos ainda estão tomados pelo impacto, questionando-se os porquês do ocorrido e, mediante a revolta e a indignação, até mesmo blasfemando contra o destino e os desígnios de Deus.

Já o tapa na cara que Helena levou da Tereza (a personagem interpretada por Lilía Cabral) quando estava ajoelhada, não resta dúvida que representou o ápice da humilhação e, querendo ou não, não tem como não associar a tal cena como um ato de preconceito, porque, embora a cena acontecesse num outro contexto, numa outra abordagem, mas, a questão racial é muito forte e está no nosso imaginário o açoite do negro pelo branco. Não dá para esquecer o episódio da escravidão e o preconceito racial que sobrecai sobre o negro de diferentes formas.

Agora, quanto a reação do marido da Helena, o Marcos (interpretado por José Mayer), em relação à ela, sobre o acidente é algo compreensível, já em se tratando da "novidade", por favor, deplorável a atitude dele com relação ao filho que está à caminho, sugerindo o aborto. Na realidade, existem muitos Marcos por aí que quando o sinto aperta, eles caem fora ou buscam uma solução indigna.

No tocante à ser culpada ou inocente, Helena não foi culpada pelo acidente, até porquê, neste caso, ela não é Deus para determinar sobre o destino de Luciana. Existem aí os karmas e os resgates que implicam na aprendizagem de cada um de nós e, acreditem ou não, existe também o fator sorte.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."