sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra!!!



"Nos altos cerros erguido
Ninho d'águias atrevido,
Salve! — País do bandido!
Salve! — Pátria do jaguar!
Verde serra onde os palmares
— Como indianos cocares —
No azul dos colúmbios ares
Desfraldam-se em mole arfar! ...

Salve! Região dos valentes
Onde os ecos estridentes
Mandam aos plainos trementes
Os gritos do caçador!
E ao longe os latidos soam...
E as trompas da caça atroam...
E os corvos negros revoam
Sobre o campo abrasador!..."

(Saudação à Palmares, Castro Alves)



Num país missigenado como o nosso, em sua grande maioria negra e parda (termo técnico utilizado para identificar no senso os cidadãos morenos como eu), ainda é necessário criar um dia de "celebração" (Oops, esse dia é muito mais de reflexão e de luta dos direitos dos cidadãos negros ou, como alguns prefirem dizer, "afro-brasileiros" - a grande parte à margem do sistema político, econômico e social) no calendário oficial do Brasil.

- "Que calendário oficial que nada, deveria ser uma manifestação nacional, mas, poucos estados da Federação como São Paulo, se preocupam ou aparentemente pela causa negra no país. Em muitos estados, como aqui, nem se lembra de cultuar a negritude brasileira."


Naturalmente, que nós precisamos mais do que 1 dia de feriado isolado para pensar melhorias e políticas públicas para resgatar a cidadania dos homens, mulheres, crianças, jovens e crianças negras - sem apartaid, por favor. Mais de 500 anos de marginalidade da raça negra não será apagada assim, só com passeatas e ôba-ôba comemorativo.

- "É preciso muito mais!!!"


De toda forma eu gostaria de deixar a minha singela lembrança e homenagem a essa matriz brasileira tão desprestigiada e sacrificada. Eu desejo sinceramente que o Brasil, de fato e de direito, não seja um pais de desigualdades, mas um país de todos (não apenas um slogan do Governo Lulinha),dos negros e dos pardos também.

- "Salve a negritude brasileira!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."