terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sessão XXIX: Meu esquema subjetivo


DAN (solteiro) = AI - CD


A minha vontade de não me comprometer = (AUTONOMIA + IDENTIDADE) - (CONTROLE + DESCARACTERIZAÇÃO)

Nesse sentido, a conquista da AUTONOMIA é fundamental para o fortalecimento da IDENTIDADE.

O CONTROLE e a DESCARACTERIZAÇÃO: Ambos os aspectos eu abomino, pois os dois comprometem respectivamente a LIBERDADE e a construção da PERSONALIDADE.





"Ovelha negra", "vilão", "carrasco": Não me melindra nenhum pouco em sê-los, sobretudo quando eu estou sendo sincero comigo mesmo e com os outros. A justificativa da rebeldia está em rebelar-se em prol de uma convicção, de uma motivação real e bem fundamentada e não apenas um mero reflexo do "ser do contra". Ser do contra só por ser do contra representa um vazio de identidade - o que não é o meu caso.

Psicologicamente, o termo "ovelha negra" está relacionado a transgressão. Mas, no meu caso, é muito mais uma forma de afirmação da minha personalidade:"EU EXISTO!!!"





Quanto ao meu medo de comprometimento pode se contrapor à:

I) Submissão - De fato, se contrapõe ao meu temperamento, já que eu tenho um gênio forte e mandão;

II) Abandono - Por mais que ninguém goste de ser abandonado, diante da situação, eu tenho como ponto a favor: "Eu não tenho medo da solidão, justamente porquê eu pago o preço que for, até ficar só, mas, eu não passo por cima das minhas convicções e, muito menos, não assino a cláusula da minha degradação";

III) "Acabar em nada" - Investir tudo numa relação para depois ela não dar em nada, simbolizando perda de tempo e energia.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."