sábado, 19 de setembro de 2009

A resposta está na simplicidade



Tem dias que você olha para o céu e ao seu redor, por mais límpidos e ensolarados e movimentados que eles estejam, a impressão que te dá é de que eles sempre aparentam estar nublados e inertes; ou, tudo o que você pensa, deseja e realiza sai sempre ao contrário do que você almejou; ou, a vida não tem mais aquela graça, cor, maciez, cheiro e sabor que tinha antes; é, meu caro, sinto muito, você acordou com o pé esquerdo, se não, algo está errado. Mas, não se desespere, não é o fim do mundo , embora você se sinta "morto em vida", há de existir uma solução - tem que haver, né?!!! Como agir diante dessa sensação de fardo, onde você sente que o mundo desabou sob a sua cabeça e você continua ali, vivo e estático, porém impotente?!!!

A resposta está na simplicidade. Como assim?!!! Depende muito da postura pessoal que você assume diante da sua vida. Se lhe serve de consolo, você não é o único brasileiro e terráqueo que tem problemas e, com certeza, há de existir alguém com algum problema pior e maior do que o seu e assim por diante. Nesse contexto, se você tem problemas (sobretudo quando você considera-os como grandes, olhando através da sua lupa de aumento, você dá uma proporção bem maior do que eles de fato possuem) e pensa, age e sente potencializando-os ao máximo, ao invés de encontrar soluções simples e efetivas para combater o seu "bicho de 7 cabeças", você acaba fazendo o contrário, complicando-os ainda mais. Aquela simplicidade que você não foi capaz de enxergar porque se preocupou em torná-la complicada, invisível aos seus olhos e impensável.

A ausência de sabedoria, paciência e equilíbrio emocional depõem e agem contra você, fazendo com que você complique o que não precisaria ser complicado. Pois, boa parte dos nossos anseios está ligado a nossa sensação de impotência diante da vida, das pessoas, das situações, enfim, do que seja, justamente, porque não sabemos esperar o momento exato de agir: "Nem tudo acontece na hora que a gente quer ou depende unicamente da nossa ação". Pense nisso!!!

Se você toma atitudes extremadas e exageradas, como você quer que o resultado não seja complicador?!!! Ações simples sugerem desfechos simples, simples assim. Toda e qualquer precipitação é inversamente proporcional ao desfecho satisfatório e simples, até mesmo porque, para a energia fluir com naturalidade, ela requer o seu tempo certo, quer ver?!!!

A vida precisa de horas, dias, semanas, meses e anos para ser gerada. Ela não nasce com uma brusca fechada de pálpebras. Nem adiante piscar como se tivesse um cisco no seu olho, porque não irá adiantar, só nascerá em você: "ansiedade, inquietação, revolta e irritação". Adiantou alguma coisa?!!!

Quer outro exemplo?!!! Você está num trânsito, congestionadíssimo, diga-se de passagem, onde nenhum carro sai do lugar e você está atrasado para um compromisso. Vai adiantar gritar e se descabelar para a fila andar e os carros se movimentarem?!!! Não!!! Você só vai ficar mais irritado do que já está, ficará com a voz comprometida, agitado, suado e quase colocou um ovo e ainda chegará atrasado.

Isso eu nem vou mencionar a nossa pressa, pra ontem, para conjugar o verbo amar na primeira pessoa do indicativo, sem nos darmos conta o que já foi conjugado no passado e as consequências disso para o nosso futuro. Enfim, nem tudo depende de nós, mas, a forma como nós agimos diante das situações, sim, e isso faz toda a diferença.

- "O que eu poderia dizer mais?!!! Simplifique mais, complique menos!!!"

"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."