terça-feira, 16 de junho de 2009

Sessão XVII: Relacionamentos capitalistas


"O côncavo e o convexo só existe em música!!!"
(Glaucia, minha terapeuta)


Hoje na terapia, nós discutimos como os relacionamentos afetivos estão reproduzindo aspectos capitalistas, no que concerne a usar as pessoas como mercadorias, meros objetos sexuais, refletindo na pulverização e banalização das relações. Aprofundamos essa discussão, porque estavamos analisando as causas da minha solteirice e como ligar com o olhar do outro sobre nós.

- "De fato, esse contexto que está posto, onde as pessoas acabam por reforçar a fragmentação das relações, muitas vezes, reproduzindo apenas o sexo pelo sexo, sem aprofundar a relação e a afetividade, ainda é algo que me incomoda muito e me deixa na defensiva."


E chegamos a conclusão que contruir um relacionamento dá trabalho, é um investimento a longo prazo, no sentido da doação e empenho de ambas as partes, enfim, trata-se de um jogo jogado a dois. Não tem jeito.

- "E por estar atento a todas essas nuances, eu acabo por me desestimular em alguns apectos, sentindo-me e querendo ficar alheio em alguns momentos."


No meu caso específico, se eu estou só hoje é devido a uma série de aspectos e, principalmente, por eu estar voltado e focado muito mais em mim - em sintonia com o meu momento atual de vida. É muito evidente que entre dar murro em ponta de faca ou caminhar sozinho, a segunda me parece muito mais atrativa, já que a minha busca está na construção de uma afetividade e não apenas uma gozadinha de final de noite (Isso é muito pouco, eu quero mais).

- "Nesse sentido, não adianta me tratar como um objeto sexual ou me confundir como mais um, pois, o que eu quero e busco para mim está longe de ser encontrado nesta "produção de escala", onde os comportamentos afetivos estão praticamente iguais, vazios demais para o meu gosto."


Como não ficar na defensiva perante os modelos e padrões de comportamentos que encontramos por aí?!!! Não é sendo mais 1 na multidão que você irá me conquistar, simples assim. Chega de comportamentos vazios!!!

- "Dizer NÃO a isso tudo ainda é uma saída honrosa!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."