quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pandemia - A gripe mexicana (08.05)




Não é desde hoje que as teorias conspiratórias são elaboradas abordando as mutações biológicas e os riscos que elas acarretam a saúde da população, fazendo parte do imaginário coletivo e sugerindo que as guerras biológicas não se remetem à meras hipóteses. A genialidade humana também colabora para a sua própria destruição, principalmente quando é utilizada de forma inapropriada, construindo máquinas, aparatos bélicos e químicos e estratégias letais através da criação de vírus, bactérias e outros elementos biológicos em laboratório, em prol dos interesses de um grupo ou nação.

Hoje com a globalização, as pandemias¹ (epidemias em longas proporções, ultrapassando limites territoriais, e a abertura dos mercados que atingem outros países, outros continentes) tornam-se cada vez mais frequentes. A pandemia da vez é o vírus reponsável pela gripe mexicana ou gripe suína (termo esdrúxulo e errado) - noticiada pelos cientistas como uma mutação viral (humana + aveária + suina), não tão letal quando se pensava no início do surto viral, apesar de algumas mortes já apontadas dentro e fora do México. Essa gripe já foi detectada em outros países, inclusive no Brasil: "Até a semana passada, já foi confirmado 06 casos, 1 deles a contaminação aconteceu dentro do país (contaminação de brasileiro para brasileiro). Os estados brasileiros aonde a gripe já se manifestou foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul".

- "Se trata ou não de um vírus laboratorial, é algo que não se pode afirmar, embora o vírus é uma realidade, trazendo riscos eminentes para a saúde das populações mais carentes que não dispõem de condições financeiras e sanitárias para se tratar adequadamente, caso contraiam a gripe."



Todavia, o Ministério da Saúde brasileiro demonstrou-se preocupado e atento contra essa pandemia, tomando as ddevidas preocupações e estratégias para conter a expansão da doença no país: "Fiscalização nos principais aeroportos do país, treinamento de equipes sanitaristas e médicas para diagnóstico e tratamento desta gripe, divulgação de boletins e informes sobre o assunto para evitar o pânico e o contágio da população, adoção de uma frente de quarentena se preciso for, dentre outras medidas". Até que fim, o Governo Brasileiro não está se demonstrando omisso nesse caso.

- "Se existe algum vilão, eu só espero que os porquinhos não paguem o pato, já que a carne suína ao ser consumido, bem cozida, não transmite o vírus mexicano, pois ele não resiste às altas temperaturas."



____________

1. Segundo o Wikipédia, a pandemia é uma epidemia de doenças infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."