terça-feira, 28 de abril de 2009

Sessão XII: Eu quero ficar só


Hoje o tema da minha terapia girou em torno da minha legítima vontade de ficar sozinho, tranquilo, em contato comigo mesmo e os meus problemas, buscando solucioná-los. Nada tem a ver com a existência dos outros seres que habitam esse ou outros planetas, nem tão pouco, as cicatrizes que marcam o meu coração, mas, a minha necessidade de foco e de concentração para dar conta de uma área que eu negligenciei durante muito tempo: Área prática (concreta) e profissional (objetiva e racional).

- "Desde sempre, porque eu tinha um alicerce sólido de sustentação que me amparava a qualquer hora, a qualquer lugar, de diferentes maneiras, eu me descuidei de outras áreas, colocando a minha área afetiva (desastrada, cambaleante e descompassada) em primeiro plano. Agora, eu sinto diferente, pois, neste momento, tudo o que eu mais preciso é aprender a andar com as próprias pernas e evitar e romper qualquer vínculo de dependência, seja afetiva ou não, que me deixe confortavelmente acomodado e dependente."


Mas, não daria para conciliar vida afetiva com as outras áreas da sua vida?!!! Até daria, se eu estivesse equilibrido para isso, mas, eu me encontro no mais profundo desequilíbrio concreto, onde a minha vida encontra-se sem rumo, caótica como vocês estão cansados em saber (nem isso me causa mais tanto desespero, já sinto-me melhor acomodado neste contexto), e os meus sentimentos estão um tanto volúveis ultimamente: "O que eu quero hoje, pode ser que daqui algumas semanas seja diferente - Eu estou me permitindo a experimentar o que melhor se adequa as minhas necessidades".

- "Eu não preciso de ninguém ao meu lado como um colete salva-vidas ou me desfocando da minha urgência máxima: "Ser responsável por mim mesmo e construir um alicerce, um plano sólido e seguro, para que eu possa me tranquilizar e, quem sabe, talvez mais tarde, pensar em relacionamento". Eu não tenho a menor cabeça, disposição e inteligência emocional para isso."


Enquanto, a minha cabeça possuir apenas um foco muito bem definido e que exige a minha sobrevivência no mundo real, exigindo todo o meu empenho e a minha concentração, subjetivamente eu continuarei no "Ou ou" (Ou é 8 ou 80) e, dificilmente, eu me sentirei capaz de "e" (conectivo de adição: Eu e "_" (a letrinha da vez).)

- "O fato é que não estou conseguindo aprofundar os meus relacionamentos afetivos, porque isso não é o meu principal foco e pode vir a desviar a atenção que eu preciso. Se não bastasse os meus próprios problemas, eu não preciso de problemas de segundos, ainda mais sobrecarregados de exigências, obrigações, expectativas e ansiedades. Eu não estou com saco para isso, daí está a minha vontade de não me comprometer."


Nesse sentido, para evitar, que eu continue pisando no coração dos outros, eu prefiro permanecer só, livre, leve e solto, simples assim, como o ar, indo de um lado para o outro, sem me comprometer, até o dia que eu sinta vontade de ser "comprimido".

- "Eu não estou em condições de me comprometer com quem quer que seja, primeiro, porque eu não sou uma boa companhia para isso e segundo, eu estou num processo de desencantamento, onde rotina de relacionamento para mim nada é mais do que chato, estressante, irritante e frustrante, seja ele em padrões de realidade, de distância ou de virtualidade."


Se em padrões reais eu não me sinto em condições de me apegar e de investir afetivamente, quem dirá em padrões à distância e virtuais - Definitivamente, é o tipo de relacionamento que eu não acredito mais e nem consegue aquietar as minhas inquietações internas. Não se trata de uma questão pessoal (alheia), mas, elaborações internas em que eu não me sinto a vontade e nem disposto a investir.

- "É claro, que eu não irei descartar futuras situações de relacionamento, mas, eu irei dar um outro tom a isso, sem profundidade, mais moleque. Eu não quero casar, eu não quero morar junto, eu não quero namorar, eu não quero promessas e compromissos. Pelo menos, nesse momento, em que eu estou em recesso e em construção. Quando eu estiver carente, eu beijo, beijo muuuuuuuuuuuuuito. Para isso, nada como voltar a minha boa vida de solteiro e praticar o meu esporte preferido aos sábados."


Parece um tanto quanto galinha e contraditório da minha parte, mas, tem dois poréns: "Primeiro, eu não sei se aguento ficar na galinhagem, porque ela é frustrante e muito vazia para o que eu acredito e quero pra mim; segundo, eu não quero pisar em outros corações, já basta aqueles que eu já pisei, sem qualquer ação deliberada e proposital". Eu apenas preciso de paz para ordenar na minha vida e deixar o meu coração seguir sozinho.


..."Eu preciso é ter consciência
Do que eu represento nesse exato momento
No exato instante na cama, na lama, na grama
Em que eu tenho uma vida inteira nas mãos..."

(Gonzaguinha - Ponto de Interrogação)

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."