domingo, 5 de abril de 2009

O Sentido da Páscoa


Mais uma semana pascoal está chegando e a sensibilidade humana para essa data cristã continua a mesma: "Poucos e inexpressivos exemplos de fraternidade são demonstradas ao nosso próximo (sobretudo aos mais necessitados); o comércio só pensa aumentar as vendas dos seus artigos pascoais (bombons e ovos de chocolate, bichinhos de pelúcia e outros mimos), consequentemente o crescimento dos seus lucros ($$$$$$$$); a realização das confraternizações familiares nos domingão ao redor da mesa (onde poucas mesas são fartas e a maioria reflete a caristia dos tempos e a fome) e a brincadeira de "amigo secreto" entre colegas de trabalho/faculdade e grupos de amigos com trocas de ovos de páscoa; diversão para os mais baladeiros (enfim, todo dia é dia para cair na balada) e descanso para os trabalhadores (esses sim, também merecem um justo descanso)".

Entre Páscoa e sai páscoa, o cenário continua o mesmo e apenas os mais católicos e fiéis à Cristo param para refletir sobre o calvário de Jesus Cristo de Nazaré, o nosso "Salvador", passou e enfrentou aqui na Terra para nos livrar de todos os nossos pecados e libertar as nossas almas pecadoras. Poucos rezam e/ou oram para Ele e por Ele, como também, vão a missa pascoal e fazem o jejum. Até malhar Judas no sábado de aleluia perdeu a sua força, a sua manifestação simbólica.

- "Lembro-me que na minha infância, minha mãe era rigorosa nesse aspecto: Na semana da Páscoa e principalmente no feriado santo, nem eu e nem as minhas irmãs podíamos comer carne vermelha, brigarmos entre si e com os outros ou falar palavrão, quiça ter pensamentos mundanos, e refletir sobre o martírio e a crucificação do Filho de Deus. Também recordo-me, que era comum vermos as pessoas nas esquinas queimando e malhando o Judas, algo que não vejo mais. Quando eu era criança morria de medo do Judas: "Ai que meda do Judas!!!" rs..."


Infelizmente, o sentido da Páscoa tem se tornado cada vez mais meramente comercial, onde as pessoas não se lembram ao menos da filosofia pregada pelo cristianismo baseada no respeito, na fraternidade e na compaixão ao próximo e, também pouco se sensibilizam, dos maltratos e as violências corporais e morais que Jesus Cristo sofreu carregando a "nossa cruz" até a sua morte, culminando com a sua ressussitação do domingo. Aonde está o sentido cristão e fraterno da Páscoa?!!! Por onde se esconde?!!!

- "Pelo menos, nessa data, as pessoas deveriam olhar menos para os seus próprios umbigos, mas, pensar num bem maior, no coletivo, nas mensagens que pregam acima de tudo a faz e o convívio fraternal."


Porém, se a sua morte para nos salvar foi eficiente ou não, eu deixo essa resposta para cada um de vocês, porque a minha, vocês até imaginam qual seja, também já expressada neste blog em outras oportunidades. Que a semente da reflexão seja plantada no coração de todos nós. Que a alma Dele descanse em paz, nos abençôando, protegendo e nos envolvendo no seu manto infinito de amor.

- "Se Ele deu a sua vida para nos salvar, o mínimo que podemos fazer, é pensar e refletir sobre o seu legado na Terra, sobretudo, na Semana da Páscoa."

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."