quinta-feira, 2 de abril de 2009

Casamento de arrajo ou por livre escolha?!!!


Nem preciso dizer que eu sou um telespectador assíduo do "Caminho das Índias", né?!!! Sobretudo, se for o núcleo indiano, não abro mão de assistir (paro tudo!!!), uma vez que eu considero a filosofia indiana muito sábia e sempre tem reflexões instigantes e coerentes à nos propor.

- "Adooooro!!!" rs...


Inspirado no casamento do Raj e da Maya, a formação do núcleo familiar é uma questão muito pertinente e preocupante também, principalmente com o esfacelamento da estrutura familiar no contexto atual. Tanta modernidade, dá espaço a permissividade extremada e a ausência de respeito, responsabilidades e de limites entre os membros da família, gerando caos familiar e atrocidades imperdoáveis como incesto, violência doméstica e homicídios generalizados - verdadeiros casos pavorosos.

Casamentos arranjados não é apenas uma realidade indiana, mas, no decorrer dos séculos, aqui no Brasil esse tipo de prática também era bastante comum. Só com a liberação sexual feminina, o seu ingresso no mercado de trabalho e o culto ao "amor romântico" que o casamento por amor se tornou um sonho pessoal para aqueles mais românticos, sobretudo para as mulheres.

- "Eu considero a opção de escolha "com quem eu quero casar" uma conquista importante para todos nós, porque nos dá a chance e o direito de não sermos forçados a tolerar, compactuar e reproduzir casamentos interesseiros e de fachadas (embora, no final de um casamento, muitos casais vivem essa hipocrisia, seja para dar uma resposta à sociedade ou porque é economicamente viável), reforçando o caráter institucional, sociedade e parceria material ao casamento."


Eu não acho ruim você querer casar para construir o seu núcleo familiar, mas, também não se pode eliminar ou fingir que a matriz familiar da qual você descende não existe. Se para o indianos, o casamento de arranjo é culturalmente respeitado e legitimado, porque dá sentido a base familiar através das tradições e dos ritos induístas que pregam a continuidade familiar através dos laços consanguíneos (a tal tradição familiar) e a salvação das almas dos seus "badhis" (onde o filho homem do casal abrirá os portões dos céus para os seus progenitores paternos), aqui no Brasil, os interesses financeiros e a não divisão de classes (para evitar misturas sociais) ainda predominam, as classes mais privilegiadas podem confirmar isso.

- "De fato, lá, o casamento não é apenas entre pessoas, mas também entre famílias, onde a atmosfera religiosa é exaltada. Já aqui, o casamento seja com ou sem amor, melhor com, para muitos o casamento ainda é percebido com uma perspectiva de ascender socialmente, como a última cartada para melhorar de vida ao se casar com um bom partido ($$$$ - de preferência com muitos cifrões)."


Seja casamento de arranjo ou por livre escolha, ambas as situações acontecem por aqui, embora as justificativas podem variar de acordo com os interesses de cada um. E você se propõe a que?!!! Casamento de arranjo ou por livre escolha?!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."