quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A sadomização do outro


Seja através do sadismo¹ ou do masoquismo², as relações de poder são estabelecidas entre as pessoas todos os dias, tanto na vida socio-afetiva quanto na sexual, onde as relações de comando e de obediência fazem parte das nossas vidas em todas as esferas (nas relações sociais, no trabalho, na escola, dentro de casa ou em seu relacionamento de namoro e/ou casamento) e, muitas vezes, vem acontecendo de forma mais sutil, impercepítivel, ou de forma mais expressiva, contundente.

- "Ledo engano, quem pensa que a sadomização do ser humano só ocorre nas relações sexuais."


Se o sadomasoquismo³ é um fetiche sexual ou uma tara, isso pouco importa, mas precisa de coragem para praticá-la - Eu, sinceramente, não tenho nem vontade e nem coragem de me tornar um adepto desta tendência sexual, já que eu não consigo associar amor e prazer com dor e degradação, mas ao carinho e respeito. Mas, cada é cada um, é dono de si e sabe o que realmente lhe dá prazer.

Porém, não é apenas através de chicotes, algemas, coleiras, consolos e outros artefatos sexuais que você pode sadomizar o outro, mas, também no seu trato humano intolerante, impositivo e castrador, seja querendo subjulgar e humilhar os outros em detrimento das suas vontades e pensamentos, não permitindo ser contrariado por nenhuma hipótese e/ou decreto, ou querendo se tornar dono/senhor/proprietário da vida alheia.

- "À medida que você tenta se sobrepor aos outros para provar as suas convicções e verdades, sejam elas quais forem, sem se permitir a discutir e escutar o que o outro tem a dizer, isso já é uma forma de sadomização. Ou se você busca utilizar todos os seus argumentos e até a força física ou assédio moral para destruir as convicções e as opiniões dos outros, isso também é uma força de sadomização."


A intransigência do outro e a vontade de ser melhor do que o outro é o sentimento e a conduta humana que nos faz derrubar qualquer senso de coletividade e respeito ao nosso fraterno, sendo o exercício máximo do egoísmo e da autoafirmação destrutiva do comandante em relação ao seu sudordinado.

Em que momento e/ou circinstância você atuou na sua vida como sadista ou masoquista ou ambos?!!!
Quantas vezes, você foi o sádico impondo as suas regras e condutas para os outros abaixassem as suas cabeças para você, como também, os fazendo sofrer com uma palavra e uma atitude sua?!!!
Quantas vezes, você foi o masoquista aceitando as regras e as condutas impostas pela sociedade e pelos outros fazendo você abaixar a sua cabeça, como também, se deixou sofrer pelas palavras e pelas ações dos outros?!!!
Quantas vezes, você foi o algoz/carracasco e/ou assumiu o papel de vítima e injustiçado?!!!

- "Eu posso dizer que eu assumi ambos os papéis, em situações alternadas e diferenciadas, mas, devido ao meu temperamento genioso e forte e ser avesso a submissão, seja em que aspecto ela se apresente, eu sempre assumi o papel de contestador, travando embates de idéias e atitudes com quem quisesse me controlar e me engessar. Embora nas minhas relações afetivas eu traga comigo esse caráter mais controlador, característica intríseca do libriano."


Mas, como podemos perceber, a sadomização do outro acontece bem debaixo dos nossos olhos e das nossas barbas, onde, muitas vezes, atrocidades acontecem e não movemos nenhuma palha para impedí-las, porque seja por omissão ou cegueira, acabamos sendo coniventes e colaboradores com a situação, independente dela ser sádica ou masoquista ou sadomasoquista.

Enfim, enquanto nação, o Brasil sabe muito bem o que é ser sadomizado (dominado, expoliado e degradado) desde o seu surgimento e o reflexo disso nos atinge na esfera política, econômica, sócio-educacional e cultural. Estamos todos sadomizados!!!



____________________________
1. Sadismo é a tendência em que a pessoa busca sentir prazer sexual ou não em impor o sofrimento físico e moral a outra pessoa. Ação de comando.
2. Masoquismo é a tendência em que a pessoa busca sentir prazer sexual ou não em receber o sofrimento físico e moral de outra pessoa. Ação de obediência e submissão.
3. Sadomasoquismo refere-se as relações entre tendências diferentes entre pessoas buscando prazer sexual. O termo sadomasoquismo seria a relação entre tendências opostas, o sadismo e masoquismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que nas relações homossexuais essa tendência em ser melhor que o outro,ser o que dá a última palavra,está mais forte.
Por isso que no meu namoro eu sempre dou a última palavra:
-Sim, senhora!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."