domingo, 1 de fevereiro de 2009

Eu sou um menino com seus 30 e poucos anos


Ter 30 anos hoje, não é a mesma coisa do que ter 30 nas gerações passadas. Apesar da expectativa ser a mesma, estar bem posto na vida, o comportamento é diferente. Se lembrarmos dos nossos antepassados quando eles tinham a nossa idade, podemos notar que a postura de pensar, sentir e viver era outra: Eram mais sérios, sisudos, fechados e muito mais responsáveis.

- "Ser adulto hoje é bem mais diferente do que antes, talvez, porque o cordão familiar esteja sendo cortado tardiamente."


Como assim?!!! Os últimos estudos da Psicanálise e da Psicologia em geral, demonstram que a faixa etária da adolescência aumentou, graças o contexto social no qual fazemos parte, onde o comportamento humano e subjetivo tem sido alterado com o difícil ingresso dos jovens no mercado de trabalho, a instalibidade matrimonial (os casais se separam hoje com tanta facilidade como se tivessem trocando de roupa), o convívio familiar está cada vez mais durador (os filhos demoram sair da casa dos seus pais ou reengressam depois da separação).

Tudo isso, associado a experiência de vida de cada um, pode infererir na maturidade do indivíduo e tornar o processo de adultecer mais tardio.

- "No meu caso, especificamente, morei com a minha família até os 30 anos, onde, para mim, sempre foi muito confortável, em todos os aspectos, e sempre quis preservar o meu status de filho caçula. Porém, embora, eu sempre tivesse as minhas responsabilidades, agora com o falecimento da mamãe, elas duplicaram. Mas, mesmo tendo que matar o meu leão por dia, eu ainda me sinto um menino, tudo bem que um menino de 30 e poucos anos, mas um garoto precisa ser protegido e acarinhado e estar descobrindo o mundo, sempre é um processo que me traz estranheza e autoreflexões."


Mas, a sensação que eu tenho que mesmo que eu esteja aprendendo grandes ensinamentos com a Dona Vida, eu ainda me sinto em alguns aspectos um adolescente, talvez porque eu ainda traga comigo alguns sonhos e ilusões de outrora e que parte da minha boa essência ainda continue sobrevivendo as quedas e os chutes da canela que eu tomei e que ainda eu irei tomar.

- "Apesar de tudo, eu ainda sou jovem, embora eu não tenha a mesma resistência e o metabolismo de quando eu tinha 20 e poucos anos!!!" rs...

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."