quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Resultados das Enquetes de 2008


Queridos amigos, no decorrer do ano passado (2007/2008), eu realizei 8 enquetes no meu blog para que vocês pudessem me dar as suas opiniões e o "feedback" para alguns posts reflexivos que eu compartilhei aqui, com vocês. Então, agora é a hora de dar os resultados gerais destas enquetes e analisá-las.



1. Qual estágio da vida que você prefere?

a) Infância ou Fase da Inocência - Eu sinto saudades quando eu era criança e brincava sem preocupações - 37%;

b) Adolescência ou Fase das Descobertas - Eu sinto saudades da escola/cursinho/faculdade e das farras e das descobertas com os amigos - 26%;

c) Adulto ou Fase da Maturidade - Eu tenho liberdade de ação e responsabilidades a cumprir - 37%;

d) Idoso ou Fase da Melhor Idade - Eu terei o direito a aposentadoria, ao tempo ao lazer e não precisarei trabalhar - 0%.

Análise: Por se tratar de um público jovem, JOVEM SIM, porque, boa parte de nós, ainda estamos entrando ou já estamos no processo de adultecer, TRINTINHAS SIM, com muito orgulho, 62% trazem consigo saudades da sua infância e adolescência - momentos felizes que jamais sairão das nossas memórias. Se por um lado, existe uma ala saudosa, por outro, existe aquela em que 37% estão com os pés fincados no presente, atentos com a liberdade que consquistaram e as responsabilidades que a vida adulta nos trazem.

Amostra: 16 leitores.



2. Cordialmente, quando você hospeda um(a) amigo(a) em sua residência, quais os motivos que lhe motivaram para fazer o convite?

a) Por amizade, por se tratar de um(a) amigo(a) - 54%;

b) Por amizade, para poder desfrutar da presença dele(a) - 46%;

c) Por interesse financeiro, para que ele(a) faça o supermercado para mim - 0%;

d) Por interesse financeiro, para que ele pague as minhas farras - 0%.

Análise: Ainda bem que vocês não me decepcioram. Incondicionalmente, todos vocês estabelecem as suas relações de amizade a partir do carinho e da afinidade e não por interesses econômicos e materiais. Amizade é estabelecida por uma relação de amor e gentilezas e não por mesquinharia e troca de favores arquitetados previamente (Eu farei isso, para obter isso).

Amostra: 13 leitores.



3. Como você trataria um "Hitler"? (Hitler = pessoas arrogantes, egocêntricas, mesquinhas, autoritárias, enfim, sem noção )

a) Mandaria para a câmara de gás, para morrer lentamente - 8%;

b) Mandaria para o fuzilamento sulmário, para morrer rapidamente - 8%;

c) Trataria com indiferença, porque pessoas assim merecem ser ignoradas - 84%.

Análise: Dá para notar, que apenas 16% tem a coragem de dar vazão aos seus intintos mais selvagens, soltando a fera que existe dentro de cada um de nós. Já, 84% demonstram ser civilizados o suficiente para aplicar a "Lei da Insignificância", ignorando realmente quem não merece o menor crédito e atenção.

Amostra: 12 leitores.



4. Qual é a sua postura diante da vida?

a) Na maioria das vezes, assumo a postura de vítima - eu sou sofredor(a), injustiçado(a) e incompreendido(a) - 16%;

b) Na maioria das vezes, assumo a postura de algoz - eu passo como um trator em quem estiver no meu caminho - 0%;

c) Na maioria das vezes, assumo a postura de perdedor - eu só sofro perdas e derrotas - 8%;

d) Na maioria das vezes, assumo a postura de vencedor - eu enfrento e resolvo os problemas - 76%.

Análise: Nota-se que 24% assumem uma postura minimizada diante da vida, demonstrando ter uma baixa auto-estima, seja adotando uma postura de vítima (16%) ou considerando-se um perdedor (8%). Em contrapartida, 76% demonstram ter uma postura autuísta diante da vida, tendo ação, pensamento e dedicação de vencedor.

Amostra: 12 eleitores.


5. Quando a oportunidade bater a sua porta, o que vc faz?!!!

a) Abre a porta, apenas por curiosidade - 8%;

b) Abre a porta, porque você tem coragem e atitude de encará-la - 50%;

c) Abre a porta, porque voce sê permite à experimentar o novo - 42%;

d) Fecha a porta, porque você não tem coragem de barganhar com a sorte - 0%;

e) Fecha a porta, porque vc prefere ficar refém do medo e do "se" - 0%.

Análise: Embora os motivos sejam diferenciados, todos estão disponíveis e se permitem abraçar ao novo e a experimentar novas possibilidades. Mas, eu não sei até que ponto o discurso é de fato o reflexo da ação. Mas, só em estar aberto a essa possibilidade, já é uma oposição a postura arcaica e tradicionalista que só as pessoas limitadas e covardes possuem, não se permitindo a quebrar os paradigmas, sejam eles sociais ou pessoais.

Amostra: 14 eleitores.



6. Você é uma Mulher de Hoje?!!!

a) Sim, porque eu tenho jornada tripla de trabalho - 46%;

b) Sim, porque eu sou independente e liberada sexualmente - 0%;

c) Sim, mas, não é uma missão nada fácil - 38%;

d) Não. De forma alguma - 16%.

Análise: 84% das eleitoras se consideram uma "Mulher de Hoje", divididas entre a sua condição essencial de mulher e a responsabilidade de equilibrar as suas responsabilidades de mãe, dona de casa e profissional. Ufa, não é nada fácil ser mulher, não é meninas?!!! Mas, 16% afirmam que não são, será porque estão fora do mercado de trabalho ou são solteiras ou não tiveram filhos ainda?!!! É algo que precisa ser investigado, por não ter contemplado na enquete. Desculpem-me o lapso.

Amostra: 13 eleitores.



7. Você é uma pessoa sensual?!!!

a) Sim, eu conheço os meus encantos e atributos - 62%;

b) Sim, eu trabalho a minha auto-estima - 18%;

c) Não, eu não me acho sensual - 13%;

d) Não, mas, recebo elogios - 7%.

Análise: Nitidamente, 80% dos eleitores demonstram que estão de bem com a sua sensualidade, seja reconhecendo os seus encantos e atributos (62%) ou trabalhando a sua auto-estima (18%) para estar bem consigo mesmo. Talvez, os 20% restantes, sofram da mesma síndrome do que eu, a "Síndrome do Patinho Feio", não conseguindo identificar o seu poder de sedução e desconfiar dos elogios que recebe, seja por ter baixa auto-estima ou ainda estar buscando encontrar a sensualidade que existe em cada um de nós.

Amostra: 16 leitores.



8. "Procure me amar quando eu menos merecer... Pois, é quando eu mais preciso". O que você acha?!!!

a) Amar é um merecimento - 32%.

b) Amar é uma conquista - 54%;

c) Amar é uma caridade - 7%;

d) Amar é uma troca de interesses - 7%.

Análise: Seja uma forma de conquista (54%) e/ou de merecimento (32%), 86% dos eleitores demonstram definir o ato de amar a partir de uma perspectiva mais positiva, mas, afetiva. Já 14% definem esse ato de uma forma negativa e depreciativa. Em ambos os casos, amar por caridade (7%) e por interesse, são duas formas torpes de se relacionar com alguém. Não se trata de amor, mas, profundo egoísmo e falta de compaixão humana. Eu acredito que esses 14% estão precisando descobrir o amor.

Amostra: 13 leitores.

P.S. Se vocês quiserem comentar sobre as análises (criticar ou trazer novos aspectos para a discussão) estejam a vontade. Afinal, quem participou da enquete tem todo o direito de se manifestar. Já, aos que não participaram, também estão convidados a comentar.

Um comentário:

Aparecida Carmo disse...

uia... tu ja tabulastes as enquentes... isso que dá ficar dormindo o sono atrasado devido a insonia...

risos


bjins procê


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."