sábado, 27 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 by Dan

Esse ano que está chegando foi muito intenso para mim em todos os sentidos. Em 2008, eu busquei o meu lugar ao mundo e amadureci um pouco mais, aprendendo a andar com as próprias pernas, por conta e risco, sem contar com a intervenção da minha família. Literalmente, "eu me virei nos 30"!!!


Regresso a São Paulo



Voltei para São Paulo consciente que não seria fácil e que existia a possibilidade de não ser aprovado no processo de seleção do mestrado. Mas, mesmo assim, voltei para ver o que dava. Permiti-me a ousadia e a liberdade de tentar.

De certa forma, eu criei uma identidade com a cidade, que apesar do clima instável e da impessoalidade da cidade, eu consegui me adaptar. Também, eu passei a me deslocar melhor pela cidade, já tendo uma dimensão geográfica e local aonde eu estou.

Enfim, sinto-me bem em São Paulo, essa cidade também tem o seu fascínio, sobretudo na área da cultura e lazer. E tenho planos de voltar em 2009.



USP



É um ambiente político demais para o meu gosto. Mas, se propondo a jogar o jogo deles, você até consegue se dá bem. As disciplinas que eu cursei como aluno especial, no Depto de Sociologia, eu fui aprovado.

Mantive o vínculo com o meu orientador, não estivemos muito juntos como deveria ser, mas, cumpri com o meu papel, cumprindo com as exigências dele.

Embora não tenha sido aprovado no processo de seleção do mestrado, foi algo que não me abateu e, de certa forma, pelo meu desestímulo e a minha falta de foco era algo já esperado. E no decorrer do processo eu realmente entrei em dúvida se era isso mesmo que eu queria para mim, se eu não estava seguindo o padrão dos outros - Eu ainda continuo pensando, ter um título de pós-graduação não me enche os olhos e não é o meu sonho profissional e acadêmico.



Baladas



Esse ano de 2008, eu me joguei em várias pistas e frequentei ambientes variados como restaurantes, bares e boates. Eu não perdi o pique de forma alguma e aproveitei muito com os meus amigos. Me diverti bastante, como também, gastei bastante - Algo que seria previsível, em se tratando de São Paulo.



Viagens



Eu realizei basicamente 06: Crato (Janeiro),viagem em que eu buscava um direcionamento para aonde eu ir, São Paulo (Fevereiro), viagem em busca de uma nova vida, de um novo sentido, Piracicaba (Junho), viagem a lazer, Rio de Janeiro (Julho/Ago), viagem de férias e para recarregar as baterias, Curitiba (Dezembro), viagem que eu buscava viver um grande amor, em partes e por um breve tempo eu vivi, e Fortaleza (Dezembro), viagem de volta para casa, para as minhas origens.



Família



Foi preciso eu me distanciar para dar a real dimensão e importância que a minha família existe para mim, mesmo sem a presença do meu alicerce maior: a minha mãe. Estar longe aflora todo o sentimento e a saudade que sentimos quando estamos distantes e ausentes. Com certeza, dou muito mais valor a minha família do que antes.



Amores



Até hoje, pós "R" (2007), mesmo tendo recaida em maio, só houve uma pessoa que me fez sentir a possibilidade de estar amando: "A". Nesse ano que passou, eu tive 04 namoros breves ("D", "M", "F" e "A"), alguns ficas consideráveis ("A" e "R") fora aqueles que não significaram nada, alguns embustes ("R", "V" e "R"), algumas paqueras em andamento e uma grande movimentação nos meses de novembro (Foi o mês de novembro mais intenso da minha vida) e dezembro.

Mas, termino o ano sozinho. Tranquilo por ter optado em estar sozinho, em paz, apesar de gostar e sentir saudades de "A", mas, é uma página virada.



Amigos



No geral, consegui separar o joio do trigo. Rompi com quem não me acrescentava em nada e não faz a menor falta, reforcei e festejei as novas amizades que foram fundamentais para mim nesse ano, que eu tenho muito a agradecer ao apoio, ao carinho e a amizade compartilhada e senti saudades dos meus amigos que ficaram em Fortaleza.

Meus novos amigos virtuais e do orkut são um capítulo a parte. Consegui estabelecer amizades sadias e afetuosas.



Crescimento Pessoal



Em todos os sentidos, aprendendo: a arriscar mais, a dar alguns passos sozinho, a ser mais independente, autônomo e humilde, a ser mais flexível e menos apegado ao material, a dar mais mais afeto do que receber, enfim, acho que ter tido essa experiência de morar em outra cidade, longe da família, me deixou mais maduro e menos moleque. Valeu a pena em todos os sentidos.



SALDO FINAL: 2008 foi um ano muito intenso, em que eu pude experimentar todas as sensações e refletir sobre elas. Houve mais momentos bons do que ruins e não ter sido aprovado nesse processo de mestrado não me desmereceu em nada e nem apaga o valor dessa vivência. Eu saio mais forte, mais adulto e mais consciente do que eu preciso fazer no ano de 2009.

É claro que eu tenho algo muito mais importante para me preocupar o ano que vem, mas, só vou deixar para pensar nisso o ano que vem.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."