sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Quando um soro positivo entra na sua vida...


Se isso acontecer, não se desespere. Procure agir da forma mais natural possível, tentando se despir de todos os seus preconceitos, tratando-o (a) com carinho e respeito e indo buscar bastante informação, sobretudo como se prevenir – não basta apenas usar camisinha.

- “O natural é pensarmos, na nossa crédula ingenuidade, que jamais algum soro positivo irá cruzar o nosso caminho. Ledo engano, na “night” e nas baladas tudo é possível e quando você menos esperar poderá se surpreender.”


No Brasil, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, aproximadamente, 33 milhões de brasileiros estão infectados com o vírus da AIDS, entre heteros, homos e bissexuais, entre homens e mulheres, entre crianças, jovens e idosos. Geralmente, os soros positivos estão concentrados nos grandes centros urbanos, onde o contato sexual banal, fugaz e irresponsável, sem segurança, ocorre intensamente.

- “Galera, hoje em dia, essa doença incurável não tem mais o efeito devastador como apresentava nos meados da década de 80, causando pânico e desespero em seus portadores e ojeriza pelos não-portadores, não que ainda não cause hoje, mediado pela falta de informação, mas, o seu tratamento clínico está bastante avançado, dando uma sobrevida ao soro positivo cada vez maior, graças ao coquetel de medicamentos que combate a ação do vírus e aumenta a imunidade do soro positivo.”


Segundo alguns relatos e dados divulgados na mídia, existem soros positivos que ao fazerem o tratamento de forma correta, continuam com os seus aspectos saudáveis e vivos, portando o vírus por mais de 15 anos e tendo uma vida normal (apesar dos conflitos emocionais e afetivos). E a medicina, a cada dia mais, busca novos caminhos e novas soluções para buscar combater e erradicar essa doença, experimentando vacinas e novos medicamentos para esse fim.

- “O fato é, quem tem AIDS, não apresenta esse rótulo na testa e se formos descuidados com a nossa saúde, nada nos impede de contrairmos a doença do bonitão ou da gostosona mais interessante da festa. Abra o olho, use camisinha e abra a sua mente contra o preconceito.”


Porque desse post?!!! Semanas atrás, numa baladinha, eu fui abordado por uma persona bem interessante, atrativamente do meu gosto, mas, durante a conversa, ela foi honesta e sincera comigo dizendo que era soro positiva. É claro que eu não saí correndo ou dei alguma desculpa para deixá-la na pista, mas, continuei dando a atenção que ela merecia.

- “Naquele momento, eu me surpreendi com a minha reação e percebi o quanto eu tinha uma cuca fresca em relação a isso, pois, eu não deixei que o meu preconceito (mediado pela minha desinformação mais profunda sobre o assunto) me impedisse de travar uma conversa sobre o assunto e expandisse o meu conhecimento sobre, como também, dar um tratamento respeitoso e amigo.”


Também é fato, que eu não estava preparado para ter uma relação mais densa e sexual sem restrições, mesmo usando camisinha, porque ninguém que não é soro positivo está preparado para isso, pois, por questão de saúde e emocional sempre surge aquelas tensões e receios de também contrair o vírus, mesmo sabendo que a camisinha é fundamental (para não a ver troca de fluidos ou evitar o contato sanguíneo), o beijo na boca e a troca de algumas carícias são permitidas e não geram riscos e, que hoje, com os devidos cuidados e as devidas precauções, o soro positivo pode ter uma vida sexual normal, sem necessariamente contaminar o seu namorado(a), marido/esposa ou qualquer outro status afetivo.

- “Mas, eu não posso negar que eu preferi não pagar para ver, porque a AIDS ainda é uma guilhotina prestes a cair sobre o nosso pescoço e eu temo pela minha saúde física e emocional. Mas, isso não implica dizer que eu tenha sido tosco e não tenha lhe dado um pouco de calor humano (não rechaçando ou sendo hostil). Eu fui humano e tentei lidar com a situação da melhor forma possível, pautado no respeito.”


Embora, nós tenhamos perdido o contato, eu espero que esta persona continue o seu caminho bem, com saúde e que possa encontrar um homem que lhe mereça e possa lhe dar tudo o que não dei e não estou preparado para dar.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."