sábado, 22 de novembro de 2008

O Dia da Consciência Negra


Ontem (20/11) foi feriado em São Paulo, por conta da consciência negra. Mas, eu confesso que eu estava muito mais voltado e concentrado para dar uma continuidade com a minha relação com “F” do que propriamente refletir sobre a condição da raça negra do Brasil.

Sobre essa temática, eu ainda acho, que se o afro-descendente no Brasil tivesse um poder aquisitivo abastado, semelhante ou maior do que o branco, com certeza, boa parte dos preconceitos sociais que ele sofre no seu cotidiano seria resolvido. Ainda hoje, o maior preconceito no Brasil ainda está pautado no poder aquisitivo, por ser o mais aparente.

- “Mas, qualquer um, em qualquer parte do mundo, sobre algum tipo de preconceito. Seria maravilhoso que o preconceito não existisse, mas, o diferente, sempre é rechaçado e negado com muita veemência por aqueles que pretendem nivelar a igualdade em qual área seja. Por isso, enquanto houver a humanidade, haverá o preconceito, a ignorância e a barbárie.”


Quanto às cotas para negros, seja em concursos públicos, em processos seletivos nos órgãos públicos e nas empresas, escolas e universidades, no momento se faz necessária para assegurar o acesso e o ingresso do negro. Porém, a política de cotas é apenas um paliativo para se tentar solucionar a condição negra no Brasil, sempre à margem do sistema em que nível seja.

- “A reforma cultural e social aqui, deve ser muito mais abrangente, buscando, definitivamente, quebrar todos os preconceitos e paradigmas que buscam reforçar erroneamente a inferioridade da raça negra. Muito pelo contrário, a raça negra tem os seus valores e os seus pontos fortes, mesmo apresentando as suas peculiaridades – Isso não implica em dizer, que o homem e a mulher negra não possam ser admirados e que também não possam se sobressair no trabalho, na arte, na política, no esporte e na sociedade.”

Para esse dia, como todos os próximos dias que se seguem, eu sinceramente espero que o homem e a mulher negros consigam conquistar o seu espaço no mundo e não sejam subestimados pela sua cor da pele, mas, que sejam avaliados pelo seu caráter e a sua capacidade de realização.




Um sorriso negro, um abraço negro

Traz... felicidade

Negro sem emprego, fica sem sossego

Negro é a raiz da liberdade...

Negro é uma cor de respeito

Negro é inspiração

Negro é silêncio, é lutonegro é... a solução

Negro que já foi escravo

Negro é a voz da verdade

Negro é destino é amor

Negro também é saudade...

(um sorriso negro !)

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."