quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crise na Bolsa de Valores, na Economia Mundial


Quedas das bolsas de valores em todo o mundo, quebras de bancos e instituições econômicas de pequenos e médios portes, sobretudo na Europa e na Ásia, injeções de capitais e implementações de estratégias e planos econômicos para conter os reflexos dessa crise econômica mundial, alta dos preços dos produtos importados e exportados, redução das taxas de juros em 20 países, incentivo ao turismo norte-americano, cautela dos investidores em geral, etc. e tal, são apenas aspectos que compõem a crise econômica nos USA, agravada nessa última semana, que afetam a economia global. Trata-se de um "efeito dominó" em grandes proporções.

- “Naturalmente, que não estamos alheios a isso. Embora o Brasil apresente uma política econômica estável, aqui já dá para sentir os reflexos dessa grande orgia econômica. A Bovespa apresenta quedas que variam entorno de – 5 a – 8%, oscilando os investimentos na bolsa de valores, o valor do dólar aumenta, alcançando até R$ 2,40, bancos entram em greve, o consulado americano disponibiliza mais vistos para os brasileiros, duplicando a quantidade para atrair os investimentos em turismo, o governo injeta bilhões de dólares das suas reservas na economia, no próximo sábado, em Washington/USA, o Brasil é convocado para participar de uma reunião extraordinária do G20, e por aí vai.”


Não sei ao certo se tais efeitos dessa crise econômica internacional aqui no Brasil serão apenas uma “marola”, como “Lulinha” declarou na mídia, por meio das suas infames e simplórias metáforas. Até que ponto a nossa economia está o suficientemente estável e preparada para resistir a essa crise?!!!

Pelo o que podemos acompanhar nos noticiários, todos os esforços políticos e econômicos tomados pelas potências econômicas atingidas diretamente por essa crise, não está sendo eficiente para controlá-la e as suas bolsas de valores ainda continuam enfrentando baixas, emplacando números negativos.

- “Por enquanto, as perdas e as cautelas nos investimentos são inevitáveis. Vamos aguardar e observar se o mercado e a economia conseguem se acalmar e verificar as conseqüências nefastas desse efeito dominó.”

Um comentário:

Aparecida Carmo disse...

cariño mio...

vamos ver até que ponto fomos atingidos por está crise by "norteamericamos" quando formos ao supermercado... o termômetro de qualquer crise é o supermercado...

assim dizia minha memilis...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."