terça-feira, 9 de setembro de 2008

Viver não é "enxugar gelo"!!!



Com o tempo a gente aprende, a vida ensina, que algumas verdades são relativas e não dá para pautar a nossa vida totalmente em certezas absolutas - A vida tem uma dinâmica própria, maior do que nós mesmos, cuja qual para sobreviver nós precisamos nos adaptar a ela, independente se comungamos ou não com ela ou se o nosso orgulho será contrariado. Planos existem para serem feitos, metas para serem atingidas, sonhos para serem transformados em realidade ou pelo menos tentados e maleabilidade para lidar com os imprevistos e as transformações que a vida nos dá, às vezes, presenteando, outras impondo.

- "Nem tudo depende da nossa vontade, nem sempre as coisas saem da forma como idealizamos. Qualquer ponto final (.), por mais seguro que aparente ser, pode ser superado por dilemas (?), nada mais natural diante a vida, por surpresas agradáveis ou não ou novas possibilidades que nos desviam dos caminhos traçados a priori(...), por sucessivos suspiros (!!!), "Amém.. Desejo, Amém!!!". Pelo menos, essa é a minha compreensão das experiências que eu tive e observei."

Mas, quem sou eu para contrariar os desejos, as vontades, os planos e as crenças alheias. Longe de mim. Não torço contra, apenas a favor das pessoas que eu gosto, admiro e fazem parte da minha vida. O que elas decidem para si mesmas, eu acato, na maior, na paz e dando apoio, afinal de contas, a vida é delas, a decisão final também é delas e eu como amigo compreendo e respeito.

- "Só não me peça para eu passar a mão na cabeça dos outros, ver a vida com olhos ingênuos e positivistas (positivo sempre, positivista não), porque não seria eu. Cada um tem a sua interpretação, assim como eu tenho a minha. Conflitos de interpretações só se tornam embates quando há ausência de respeito. O respeito só se dá quando é mútuo."

Quanto as incompreensões, não custa nada, pelo menos, se permitir ao exercício da reflexão, melhor do que rejeitar, pelo simples fato da ignorância ou tirar conclusões precipitadas. Mais do que se proteger das palavras ou se sentir ameaçado(a), tente compreender o contexto, a filosofia que foi posta, enfim, a sua verdade pode não ser o único ponto de vista a ser considerado como a minha também não.

- "Pobre de mim, se eu fosse apenas me reservar e contentar com a minha compreensão de mundo. Seria limitado. Eu sempre tenho algo a aprender com o outro. Com o tempo a gente descobre que não é o dono da verdade e nem o dono do mundo, né?!!! Mas, tem quem ache e continue se sufocando com os seus achismos e pretenções - Isso ocorre porque o ego fala mais alto."

Aos melindrados e todos aqueles que não suportam ser contrariados, sinto muito, eu não inventei a regra, mas a vida nos contraria em algum momento, seja em qualquer área. Somos contrariados todos os dias, alguns, conseguem lidar bem com isso, outros não.

- "Agora, viver não é "enxugar gelo", lembrem-se disso. Mas, para os que enxugam, também é um modo de viver e respeito o direito dessa escolha. Veja bem, se você está enxugando gelo, você é a única pessoa que pode definir a sua vida assim, afinal, eu não estou vivendo nela para saber. Conceitos, são conceitos, regras são regras, cada um se interpreta e se define como quer. Qualquer pessoa que se sinta insatisfeito, tem todo o direito de mudar, nada mais saudável."

Quem leva tudo muito ao pé da letra, dá muita importância ao que os outros dizem e escrevem, podem deixar de perceber o que está contido nas entrelinhas. Tudo aquilo que está além da nossa compreensão não pode ser deturpado - a incompreensão por definição, nos instiga a reflexão.

- "Eu como "aprendiz de mestre" não tenho a função no mundo de apontar o dedo na cara de ninguém ou depreciar o modo de viver dos outros através de rótulos depreciativos, mas, propor o exercício da reflexão. Se você se dispor ao exercício da reflexão com os meus pensamentos e escritos, já fico satisfeito. Para que atirar a pedra no telhado dos outros se o meu também é de vidro?!!! Sou imperfeito e erro como qualquer mortal nesse mundão de meu Deus."

P.S. Esse post não se trata de uma resposta a nada e a ninguém, mas, mais um exercício de reflexão. Dito e claro.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."